1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #750

Salvos pelo anúncio do Evangelho

Cremos em Jesus Cristo porque alguém nos anunciou. Somos salvos pelo anúncio do Evangelho, se o vivermos como nos foi anunciado.

#750Salvos pelo anúncio do evangelho

Créditos: Artplus by Getty Images

Por ele sois salvos, se o estás guardando tal qual vos foi anunciado. A menos que tenhais abraçado a fé em vão.

Daí a importância da Igreja em salvaguardar a Palavra de Deus e não permitir que se expresse qualquer interpretação a respeito dela. Porque não só o Evangelho correria o risco de ser alterado como também de ser mal interpretado ou até criminosamente e propositalmente mal anunciado.

Na raiz da nossa fé está o que Paulo anuncia neste trecho. Jesus deu a vida para nos salvar, padecendo em Sua Paixão, Morte e Ressurreição. É a essência. E, com o tempo, foram se apresentando diversas outras situações que exigiram da Igreja uma resposta cada vez mais clara em defesa da fé, até que nasceu o “Credo”, no Concílio de Niceia e Constantinopla. O Credo Niceno constantinopolitano.

Em solenidades e outras ocasiões especiais, costumamos rezar aqui, no Brasil, mas, em geral, rezamos a sua fórmula mais curta que resume toda nossa fé.

Rezemos:

Creio em Deus Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

“Permanece firme no Evangelho que recebestes!”

Leia o trecho em I Cor 15, 1-11

Na Bíblia CNBB; página 1413.
Título: A ressurreição de Cristo.

Princípios eternos

I Cor 15, 2

Por ele sois salvos, se o estás guardando tal qual vos foi anunciado. A menos que tenhais abraçado a fé em vão...

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permanece firme no Evangelho que recebeste.

Como posso pôr isso em prática?

Amor à Palavra de Deus e à Igreja.