Há um risco muito grande para o cristão quando a fé e dinheiro caminham lado a lado. Jesus já havia dito que não se pode servir a dois senhores: a Deus e ao dinheiro.
“Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro.”
Tem muita gente que prega a Palavra de Deus em proveito próprio, fazendo do ministério que lhe foi conferido um meio de sustento para a vida. Outros sequer foram instituídos, mas instituíram a si mesmos, chamando-se de servos de Deus, ministros, apóstolos, bispos, pastores, entre tantos outros títulos. O pior é quando não ensinam a verdade e misturam o evangelho à fábulas e às ciências pagãs.
Paulo afirma, sem dúvida, que desses ensinamentos o mínimo que acontece é a divisão da comunidade. Pessoas assim estão com o pensamento no lucro que o evangelho pode dar. Mas foi para viver da providência que Deus chamou os seus discípulos e apóstolos: “Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos satisfeitos”.
O enriquecimento para o cristão é um grande risco, ainda que esse enriquecimento seja honesto e digno, pois o dinheiro é um grande sedutor. A salvação pode ser muito difícil para um rico, já dizia Jesus.
Leia o trecho em I Tm 6, 3-10.
Na Bíblia CNBB; página 1464-1465.
Título: Falsas doutrinas e cobiça.
Ordem
I Tm 6, 8
“Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos satisfeitos”.
Princípios Eternos
I Tm 6, 4b-7.9-10
” Daí se originam invejas, ultrajes, suspeitas malévolas, discussões sem fim entre pessoas de mente corrompida, que são privadas da verdade e consideram a piedade como uma fonte de lucro.
Ora, a piedade dá grande lucro, sim, para quem se satisfaz com o que tem. Com efeito não trouxemos nada para este mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma.”
“Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos que mergulham as pessoas na ruína e perdição. Na verdade a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele muitos desviaram da fé e se afligem com muitos sofrimentos.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
“Buscai primeiro o reino de Deus e sua Justiça” Mt 6,33).
Como posso pôr isso em prática?
Vivendo com simplicidade e sabendo que, deste mundo, não se leva coisa alguma.