1ª Carta a Timóteo > Leitura #263

O lugar do homem e da mulher na Igreja

O lugar do homem e da mulher na Igreja é bem definido, mas sofreu ajustes de conduta e responsabilidade com o passar do tempo, e pra melhor…

ROSARY16Adwb (6/14/2010, Murrieta) METRO Two male parishioners of St. Martha's Catholic Church in Murrieta clutch their rosary beads during a weekly prayer group. (David Bauman/The Press-Enterprise)

“Quero, pois, que, em toda parte, os homens orem, erguendo mãos santas, sem ira nem contenda.”

Ao ouvir estas instruções pastorais, hoje muita gente ficaria escandalizada, e se a Igreja a tomasse ao pé da letra, certamente nosso culto seria de uma falsa piedade.

As regras para a Assembléia, ou para as reuniões de oração, ou a santa missa, não mudaram, mas foram re-lidas! Re-lidas de acordo com cada tempo, cada sociedade e a compreensão antropológica sem, contudo, perder a essência.

Imagine se as mulheres ficassem o tempo todo caladas e não ensinassem? Quem daria catequese? Lembrando que a catequese ensinada por leigos é coisa de pós Concílio Vaticano II. E foi graças a esta releitura que muitas coisas mudaram para melhor, sem perder a essência. Por exemplo, quem ensina a doutrina por excelência é o Bispo e, colaborando com ele os sacerdotes.

Na igreja, na missa, quem prega é sempre alguém do clero: Bispo, padre ou diácono. Mas há a partilha da palavra nos grupos de oração, encontros de movimentos, retiros espirituais e tantos outros cuja participação do leigo não só é permitida, mas indispensável e fundamental sobretudo das mulheres.

É a re-leitura, sem perder a essência!

Haveriam tantos outros exemplos, como das roupas… Mas as instruções pastorais estão ai, para ordenar e disciplinar o culto a Deus na Igreja.

Leia o trecho em I Tm 2, 8-15

Na Bíblia cnbb página 1462

Título: Homens e mulheres na assembléia

Promessa

I Tm 2, 15

“No entanto, ela será salva pela geração de filhos, se, naturalmente, perseverar na fé, no amor e na santidade, unida à modéstia.”

Ordem

I Tm 2, 8-13

” Quero pois que em toda parte os homens orem, erguendo mãos santas, sem ira nem contenda. Igualmente quero que as mulheres se vistam decentemente e se enfeitem com modéstia e bom senso. Nada de penteados complicado nem de jóias de outros ou de pérola, nem de vestes luxuosas. Mas se enfeitem com boas obras, como convém a mulheres que fazem questão de uma vida piedosa. Durante a instrução, a mulher fique escutando em silêncio, com toda submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que mande no homem. Com efeito Adão foi formado primeiro, Eva, depois.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Para as Assembleias: Decência e discernimento.

Como posso pôr isso em prática?

Obediência e acolhida à igreja.