1ª Carta a Timóteo > Leitura #263

O lugar do homem e da mulher na Igreja

O lugar do homem e da mulher na Igreja é bem definido, mas sofreu ajustes de conduta e responsabilidade com o passar do tempo, e para melhor.

#263O lugar do homem e da mulher na Igreja

Crédito: Ridofranz by GettyImages

“Quero, pois, que, em toda parte, os homens orem, erguendo mãos santas, sem ira nem contenda.”

Ao ouvir essas instruções pastorais, hoje, muita gente ficaria escandalizada; e, se a Igreja a tomasse ao pé da letra, certamente nosso culto seria de uma falsa piedade.

As regras para a assembleia, para as reuniões de oração ou a Santa Missa não mudaram, mas foram relidas. Relidas de acordo com cada tempo, cada sociedade e compreensão antropológica, contudo, sem perder a essência.

Imagine se as mulheres ficassem o tempo todo caladas e não ensinassem? Quem daria catequese? Lembrando que a catequese ensinada por leigos é coisa de pós Concílio Vaticano II. E foi graças à essa releitura que muitas coisas mudaram para melhor, sem perder a essência. Por exemplo, quem ensina a doutrina, por excelência, é o Bispo e, colaborando com ele, os sacerdotes.

Na igreja, na missa, quem prega é sempre alguém do clero: Bispo, padre ou diácono. Mas há a partilha da palavra nos grupos de oração, encontros de movimentos, retiros espirituais e tantos outros em que a participação do leigo não só é permitida, e sim indispensável e fundamental, sobretudo, das mulheres.

É a releitura sem perder a essência!

Haveriam tantos outros exemplos, como das roupas… Mas as instruções pastorais estão aí, para ordenar e disciplinar o culto a Deus na Igreja.

Leia o trecho em I Tm 2, 8-15.

Na Bíblia CNBB; página 1462.
Título: Homens e mulheres na assembleia.

Promessa

I Tm 2, 15

“No entanto, ela será salva pela geração de filhos, se, naturalmente, perseverar na fé, no amor e na santidade, unida à modéstia.”

Ordem

I Tm 2, 8-13

” Quero pois que em toda parte os homens orem, erguendo mãos santas, sem ira nem contenda. Igualmente quero que as mulheres se vistam decentemente e se enfeitem com modéstia e bom senso. Nada de penteados complicado nem de joias de outros ou de pérola, nem de vestes luxuosas. Mas se enfeitem com boas obras, como convém a mulheres que fazem questão de uma vida piedosa. Durante a instrução, a mulher fique escutando em silêncio, com toda submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que mande no homem. Com efeito Adão foi formado primeiro, Eva, depois.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Para as assembleias: decência e discernimento.

Como posso pôr isso em prática?

Obediência e acolhida à Igreja.