1ª Carta a Timóteo > Leitura #264

Quais as qualidades de um Bispo?

Quais as qualidades de um Bispo? A Igreja sempre teve isso muito claro para que não tenhamos alguém desqualificado à frente de um rebanho numeroso de fiéis.

 

“Com efeito, quem não sabe governar a própria casa, como poderá cuidar da igreja de Deus?”

O Bispo deve ser irrepreensível! Esta é a primeira qualidade citada por São Paulo na qual os candidatos ao episcopado devem estar enquadrados.

A partir dai tudo é desmembramento: SÓBRIO, PONDERADO, EDUCADO, HOSPITALEIRO, APTO PARA O ENSINO…Uma série de características típicas de um homem de Deus e que a igreja observa até hoje para escolher seus bispos.

Algumas coisas porém, mudaram com o passar dos anos na medida em que a Igreja foi crescendo e compreendendo melhor o papel dos bispos e padres no serviço do evangelho. Uma dessas mudanças foi a obrigatoriedade do celibato, que antes não existia pois alguns bispos na Igreja primitiva eram casados.

A exigência do ministério sacerdotal ensinou a Igreja, na prática, que o celibato é o único estado de vida compatível com o sacerdócio, em vista do pastoreio do rebanho de Deus e de sua entrega total e irrevogável a Deus, num coração indiviso e uma alma esponsal.

Mudou também a forma de escolha e eleição dos bispos, antes por aclamação e testemunho comprovado e hoje por colegialidade episcopal, testemunho sacerdotal, capacidades de governo e liderança. Continua sendo necessário o bom testemunho daqueles que não fazem parte da comunidade de fé. “A ficha limpa”. Pois aquele que deve ser irrepreensível, o deve ser diante de todos.

Leia o trecho em I Tm 3, 1-7

Na Bíblia cnbb página 1462

Título: O Bispo (epíscopo)

Princípio eterno

I Tm 3, 5

“Com efeito, quem não sabe governar a própria casa, como poderá cuidar da igreja de Deus?”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Nossos bispos precisam de minha oração.

Como posso pôr isso em prática?

Sempre lembrando deles em minhas orações.