Quais as qualidades de um bispo? A Igreja sempre teve isso muito claro para que não tenhamos alguém desqualificado à frente de um rebanho numeroso de fiéis.
“Com efeito, quem não sabe governar a própria casa, como poderá cuidar da igreja de Deus?”
O Bispo deve ser irrepreensível! Esta é a primeira qualidade citada por São Paulo na qual os candidatos ao episcopado devem estar enquadrados.
A partir daí tudo é desmembramento: SÓBRIO, PONDERADO, EDUCADO, HOSPITALEIRO, APTO PARA O ENSINO… Uma série de características típicas de um homem de Deus e que a Igreja observa até hoje para escolher seus bispos.
Algumas coisas, porém, mudaram com o passar dos anos na medida em que a Igreja foi crescendo e compreendendo melhor o papel dos bispos e padres no serviço do evangelho. Uma dessas mudanças foi a obrigatoriedade do celibato, que antes não existia, pois alguns bispos na Igreja primitiva eram casados.
A exigência do ministério sacerdotal ensinou a Igreja, na prática, que o celibato é o único estado de vida compatível com o sacerdócio, em vista do pastoreio do rebanho de Deus e de sua entrega total e irrevogável a Deus, num coração indiviso e uma alma esponsal.
Mudou também a forma de escolha e eleição dos bispos, antes por aclamação e testemunho comprovado e hoje por colegialidade episcopal, testemunho sacerdotal, capacidades de governo e liderança. Continua sendo necessário o bom testemunho daqueles que não fazem parte da comunidade de fé. “A ficha limpa”, pois aquele que deve ser irrepreensível, o deve ser diante de todos.
Leia o trecho em I Tm 3,1-7
Na Bíblia CNBB, página 1462
Título: O Bispo (epíscopo)
Princípio eterno
I Tm 3,5
“Com efeito, quem não sabe governar a própria casa, como poderá cuidar da Igreja de Deus?”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Nossos bispos precisam de minha oração.
Como posso pôr isso em prática?
Sempre lembrando deles em minhas orações.