1ª Carta a Timóteo > Leitura #268

Benefícios de uma vida piedosa

São muitos os benefícios de uma vida piedosa, e quem crê os experimenta. Se cuidar do corpo é necessário, cuidar da alma é muito mais!

#268Benefícios de uma vida piedosa

Crédito: Yandry Fernandez by GettyImages (Santo Inácio de Loyola)

“Exercita-te para a piedade.”

Paulo não diz que não é para fazermos exercícios físicos, nem que eles são ruins, mas diz que para a nossa salvação eles são de pouca utilidade! Ninguém será salvo se ficar saradão e cheio de saúde apenas, mas ainda que seja um completo atrofiado e cheio de enfermidades, o piedoso alcançará o céu.

Então vejamos: precisamos cuidar do corpo? Sim! Em nosso tempo, a cultura do corpo bem cuidado está em alta, mas não é tudo e não pode bastar. Porque é fácil cair na ilusão de que um corpo sarado ou simplesmente uma boa saúde me bastam na vida.

Começa bem aos poucos e depois vai tomando conta de tudo até se tornar nossa prioridade. Se é difícil perseverar em atividades físicas para muitos, para outros tantos é difícil não fazer deles um motivo de existência social. Mas para o Cristão, mesmo o atleta, e eu fui atleta, o corpo não é tudo e não pode ser tudo. A piedade é a virtude característica dos filhos de Deus, e como o somos de fato, nossa vocação é agir assim e ensinar a outros o mesmo caminho de felicidade e de salvação.

Assim, agiremos como quem sabe muito bem em quem colocou sua confiança, não em suas próprias forças, não na vaidade de um ‘super corpão’, mas naquele que pode ressuscitar qualquer pó de gente para uma vida eterna.

E com um corpo muito mais que sarado, um corpo imortal e glorioso!

Leia o trecho em I Tm 4,6-11

Na Bíblia CNBB, página 1463

Título: O ministério reto e a vida piedosa

Ordens

I Tm 4,7.11

“Rejeita, porém, as fábulas mundanas e estórias de gente caduca. E exercita-te na piedade.”

“Recomenda estas coisas e ensina-as.”

Princípios eternos

I Tm 4, 6.8-10

“Ensinando isto aos irmãos serás um bom ministro de Jesus Cristo, nutridos com as palavras da fé e da boa doutrina, que tens seguido fielmente.”

“O exercício corporal é de pouca utilidade, ao passo que a piedade é útil para tudo, pois tem a promessa da vida presente e da futura. Esta palavra é digna de fé e de toda acolhida. Pois se labutamos e lutamos, é porque pusemos a nossa esperança no Deus vivo, que é o salvador de todos, principalmente dos que tem fé.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Guardar a fé e ensinar aos outros é a minha missão. Cuidar do corpo é bom, mas ser um homem de piedade me salvará.

Como posso por isso em prática?

Na fidelidade a vivência cristã, dar prioridade ao que não passa. Perceber em cada coisa onde está o essencial e vivê-lo.