2ª Carta a Timóteo > Leitura #284

Eu quero ser um homem da palavra de Deus

Eu quero ser um homem da palavra de Deus! Pois a palavra de Deus é vida e salvação para o mundo e anunciá-la com a vida é a maior das honras.

#284Eu quero ser um homem da palavra de Deus

Crédito: PeopleImages by GettyImages

“Quanto a ti, permanece firma naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade.”

E claro, Timóteo deve seguir os passos de Paulo, como já vem fazendo cuidadosamente. E por quê? Porque isso é vital para a a Igreja e a autenticidade do ensinamento do Evangelho. Para que não aconteça com Timóteo o que aconteceu com muitos outros que começaram bem, mas terminaram por pregar seu próprio Evangelho, negando a fé e abandonando a Igreja.

O corpo de Cristo é um só e, para Paulo, isso sempre foi muito claro desde a sua conversão. Assim, a necessidade de manter a Igreja unida sempre foi uma prioridade de todos os apóstolos, inclusive Paulo. Portanto, se temos um só Deus, um só Senhor, um só Espírito, um só Pai, precisamos ter uma só pregação, um só entendimento desta palavra para termos uma só Igreja e um só corpo de Cristo, embora com muitos membros.

Esta palavra viva e vivida por Timóteo será a arma de evangelização mais forte para que a Igreja cresça e permaneça unida em um só coração e uma só alma.

Leia o trecho em II Tm 3,10-17

Na Bíblia CNBB, página 1468

título: Firmeza com base nas Escrituras

Promessas

II Tm 3,17

“Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.”

Ordens

II Tm 3,14

“Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabeis bem de quem o aprendeste!”

princípios Eternos

II Tm 3,12-13.15-16

“Aliás, todos os que quiserem viver piedosamente no Cristo Jesus serão perseguidos. Quanto aos maus e o impostores, progredirão cada vez mais no mal, enganando e sendo enganados.”

“Desde criança, conheces as escrituras. Elas têm o poder de comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Preciso apegar-me às escrituras. A Bíblia é e deve continuar sendo o meu livro preferido, porque é sagrado, porque é Jesus-palavra. Mas sem a assistência do magistério e da tradição da Igreja, à exemplo de Paulo e Timóteo, meu estudo das escrituras tende ao fracasso e ao erro.

Como posso pôr isso em prática?

Procurar a fidelidade na minha experiência com a Palavra de Deus, mas sempre escutar a pregação e o ensinamento dos pastores da Igreja, para me garantir a fé autêntica e verdadeira de sempre.