Hoje, qualquer um se intitula apóstolo, basta querer e registrar em cartório. Mas o verdadeiro apóstolo não se autoconstitui ou intitula, é Cristo quem o escolhe.
“No meio de vós realizamos os sinais distintivos do verdadeiro apóstolo: Constância a toda prova, milagres e prodígios e manifestações de poder.”
Paulo, como pai, dá mais um ajuste na comunidade dos coríntios, e como apóstolo, marca sua posição de autoridade e dá a chave do discernimento para que a comunidade não seja mais tragada por falsos apóstolos ou como Paulo os chama: superapóstolos. Ele anuncia a terceira visita e dispensa a preocupação com seu sustento na ida e na volta de forma proposital, ainda que tenha esse direito, não o faz para dar testemunho até o fim e por ele, “salvar” a comunidade.
Não podemos, como cristãos, nos deixar enganar por pessoa alguma. Cuidado! A Igreja de Jesus Cristo, sim, a que Jesus fundou é bem representada e identificada (cf. Mt 16,13-20). Os sucessores dos apóstolos são os bispos, mas não são chamados de apóstolos, porque apóstolos só os que Jesus escolheu, e Matias, que foi escolhido em lugar de Judas. Incluído Paulo, é claro, também escolhido por Jesus já ressuscitado.
Portanto, não há como confundir as coisas se formos bem atentos!
Leia o trecho em II Cor 12,11-18
Na Bíblia CNBB, página 1427
Título: Nova interpelação dos Coríntios e anúncio de nova visita
Princípios Eternos
II Cor 12,12
“No meio de vós, realizamos os sinais distintivos do verdadeiro apóstolo: Constância a toda prova, milagres e prodígios e manifestações de poder.”
Anote, no seu diário, qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática em sua vida.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Há uma sucessão apostólica que me garante a continuidade da Igreja tal como nos tempo dos apóstolos.
Como posso pôr isso em prática?
Amando a Igreja, confiando e me deixando guiar pelos Bispos, a começar do Papa, lendo os documentos e Catecismo da Igreja para aprender mais sobre a sua história.