Apocalipse > Leitura #845

O Alfa e o Ômega

O apóstolo São João deixa claro quem é o Alfa e o Ômega. Ele é o Senhor Deus, Aquele que é, que era e que vem.

#845 O Alfa e o Ômega

Créditos: nu1983 / GettyImagens

Esta revelação de primeiro e último, Alfa e Ômega, é uma afirmação significativa. Sabemos que a carta é dirigida às Igrejas cristãs e não aos pagãos, mas o óbvio precisa ser dito.

É necessário afirmar e confirmar a fé em alicerces bem profundos, pois a Igreja está sob a perseguição. A revelação do Apocalipse, portanto, tem uma fonte muito bem definida e inquestionável que é o próprio Deus! 

Já neste início, São João trata de nos tranquilizar quanto ao coração do autor da carta. Jesus é “Aquele que nos ama, que, por seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e que fez de nós um reino de sacerdotes para seu Deus e Pai, a Ele a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém”.

Credenciando o Alfa e do Ômega, a certeza de que se trata de Jesus a inspirar as palavras que serão lidas é o primeiro efeito esperado pelo apóstolo. Assim, Ele também traz algumas palavras já ditas antes por Jesus e relatadas nos profetas e nos evangelhos: “Vede! Ele vem com a nuvens e todo olho o verá – como também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém”.

Não há dúvida, portanto, com relação à identidade e à autoridade de quem inspira e dirige o apóstolo. Ele é o Alfa e o Ômega, Aquele que era, que é e que há de vir. Ele é Jesus Cristo, o Senhor de todas as coisas, o primogênito dentre os mortos. A testemunha fiel e o soberano de todos os reis da terra, o Todo-poderoso.

 

Leia o trecho em Ap 1, 4-8

Na Bíblia CNBB; página 1516.

Título: Introdução às visões.

Promessas

Ap 1, 7 

“Vede! Ele vem com a nuvens e todo olho o verá – como também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém.”

 

Princípios Eternos

Ap 1, 4-6.8

“João, às sete igrejas que estão na Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. Aquele que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e que fez de nós um reino de sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.”

 

“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso.”

 

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Meu alicerce é a fé em Jesus Cristo, na sua identidade divina e humana. Ele é o juiz justo que me ama e é soberano sobre tudo e todos.

 

Como posso pôr isso em prática?

Faço a minha profissão de fé a ti, Senhor. És o Senhor de tudo, Senhor da minha vida e eu te adoro para sempre. Amém.