Apocalipse > Leitura #846

O Filho do Homem

O Filho do Homem é um título que Jesus usa para Si mesmo e a mais ninguém é atribuído.

#846 O Filho do Homem

Créditos: vernonwiley / GettyImagens

 Como no Apocalipse de São João, este ser, com descrição semelhante, só é encontrado no céu, na profecia de Daniel.

O apóstolo São João cai por terra como morto, ao ter tal visão, mas recebe a revelação de sua identidade. “Não tenhais medo. Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Eu tenho a chave da morte e da morada dos mortos”. O Filho do Homem é o Primeiro e o Último. É aquele que esteve morto, mas, agora, vive para sempre, ou seja, ressuscitadoO profeta Daniel traz a imagem desse Filho do Homem.

“Em imagens noturnas tive essa visão: Entre as nuvens do céu vinha alguém semelhante a um filho do homem. Chegou até perto do Ancião, foi levado à sua presença. Foi-lhe dada sabedoria, glória e realeza. Todos os povos nações de línguas hão de servir-lhe. Seu poder é um poder eterno, que nunca lhe será tirado e sua realeza é tal que nunca será destruída.” (Dn 7, 13-14)

Estamos certos de que a identidade deste Filho do Homem é revelada em Jesus Cristo. São a mesma pessoa, o mesmo ser, da forma como Deus quis revelar-Se. Pelas escrituras, seja em Daniel, no Apocalipse ou nas muitas vezes que o próprio Jesus revelou-se O Filho do Homem, esta verdade encontra autenticidade. Então, seria esta a face de Deus? Não, pois de forma semelhante houve a revelação de Daniel 10, 5-6, onde o ser era o Arcanjo São Miguel, e o profeta também desfalece ao ter tal visão.

A identidade revelada

Na transfiguração, Jesus fica com rosto e roupas tão brancas que seria impossível reproduzir humanamente. Mas não podemos supor que aquele seria definitivamente a face de Deus. O homem não pode ver Deus como ele é no Céu, pois não está pronto para isso. Jesus, no entanto, se encarnou para que o homem pudesse ver Deus como Ele é, entre nós.

Sabendo quem Ele é, devemos considerar como devemos ouvi-Lo. De Sua boca sai uma espada afiada de dois gumes! “Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e o que vai acontecer depois”. O Apocalipse é um livro de seu próprio tempo, de hoje e dos tempos futuros, as sete igrejas representadas nos candelabros são a Igreja em suas diversas realidades que, agora, recebem a visita de Deus. Nos preparemos para a revelação que pode mudar nossa vida. Afinal, foi para isso que este livro foi escrito.

Leia o trecho em Ap 1, 9-20.

Na Bíblia CNBB; páginas: 1516-1517.
Título: Visão do Filho do Homem.

Ordens

Ap 1, 11
“O que vês, escreve-o num livro e ensina-o às sete igrejas, a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Ap 1, 17
“Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive.”

Ap 1, 19
“Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e o que vai acontecer depois.”

Princípios Eternos

Ap 1, 13-16
“No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um filho de homem, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como lã alvejada, igual à neve, e seus olhos eram como chamas de fogo. Seus pés pareciam de bronze incandescente no crisol, e sua voz era como o fragor de águas torrenciais. Na mão direita tinha sete estrelas, de sua boca saía uma espada afiada, de dois gumes, e seu rosto era como o sol no seu brilho mais forte.”

Ap 1, 18
“Não tenhais medo. Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Eu tenho a chave da morte e da morada dos mortos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Não há dúvidas de quem seja o Filho do Homem. É Jesus, o Messias esperado, o Mestre, o Rei, o Filho de Deus.

Como posso pôr isso em prática?
Conhecer a verdade não basta, é preciso viver por ela. É isso que farei ou continuarei fazendo. Viverei para servir a Deus.