Atos dos Apóstolos > Leitura #476

A força do testemunho

Diante de uma realidade nova, como explicar a uma comunidade tradicional que aquela novidade vem de Deus? A força do testemunho convence e converte.

#476A força do testemunho

Créditos: Anchiy da GettyImages.

Não chames impuro o que Deus tornou puro.”

A força do testemunho de Pedro convenceu a comunidade dos cristãos convertidos do judaísmo, quanto a novidade da conversão dos pagãos. Pedro conta seu testemunho mostrando que aquela realidade não vinha da sua cabeça, mas de uma intervenção de Deus! Uma visão, uma voz do céu, a voz do Espírito, os três homens vindos da Cesareia, Cornélio que vê um anjo. Vemos a ação sobrenatural acontecendo nos dois lados: no lado dos pagãos e no lado da Igreja.

Assim, quando estamos diante de uma mudança, e essa mudança representa uma grande novidade, nada mais convincente do que uma experiência, do que um testemunho que dê àqueles, que ainda não experimentaram, a segurança de que aquilo que é novo vem de Deus e é confiável, apesar de ser um passo na fé.

É muito importante que a vivência anteceda às leis, que a experiência anteceda ao discurso, a fim de que aqueles que ouvem tenham a segurança de que não estão investindo em uma fábula, mas em algo concreto, vivo. E não só nas nossas igrejas, mas nas nossas casas e em toda a nossa sociedade.

Quando queremos que alguém seja diferente e nós mesmos não somos exemplo, fica difícil convencer, não é mesmo!? Mas isso tem solução, Pedro nos ensina.

Leia o trecho em At 11, 1-18.

Na Bíblia CNBB; página 1357.

Título: Relatório de Pedro À igreja de Jerusalém.

Promessas

At 11, 16b

João batizou com água mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.”

Ordens

At 11, 7

Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come.”

At 11, 9

A voz falou pela segunda vez: Não chames impuro o que Deus tornou puro.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O testemunho convence e converte. A Igreja se realiza pelo testemunho e cresce pela caridade.

Como posso pôr isso em prática?

Eu também preciso testemunhar! Testemunhar a vivência e a experiência de Deus!

O que vivo com Deus, a minha intimidade com Ele, precisa impulsionar a minha vida com os irmãos e a minha missão na Igreja.