Os que odeiam e os que não temem a Deus armam ciladas contra os justos, pois a presença destes os incomoda, sua vida os questiona e a sua existência os julga.
“No dia seguinte, os judeus armaram uma conspiração e se comprometeram, sob juramento, a não comer nem beber enquanto não matassem Paulo. Eram mais de quarenta os participantes da conjuração.”
A existência de Paulo era insustentável para os Judeus de Jerusalém. Ciladas contra os justos nascem nos corações dos ímpios. Um juramento solene de não comer nem beber em quanto não matassem Paulo, era a prova disso.
Fico pensando o que fizeram eles depois de perceber que não seriam capazes de cumprir o juramento.
O fato é que o justo incomoda o ímpio, a presença dele é insuportável, principalmente quando este justo estava anteriormente do lado dos ímpios? Paulo, mesmo sem ter essa intenção, ao perseguir a Igreja por seu zelo e não por política ou privilégios, esteve do lado daqueles que estão na religião justamente por política e privilégios, esmagando assim qualquer um que ameasse seus interesses.
Não importava se eles estavam convencidos ou não de sua maldade, o que importava era manter-se no poder. Paulo se converteu, encontrou-se com Jesus e sua vida foi transformada. Conhecedor da Lei, ele a esclareceu à luz de Cristo e converteu a muitos, abalando as estruturas dos Judeus, o que atraiu seu ódio contra ele.
Vale a pena ler: Sb 2, 12-24
Acontece isso com muitos cristãos que se convertem hoje. Acontece também com muitos justos que sempre estiveram em Deus e cuja presença santifica as realidades ao seu redor. São pessoas perseguidas, caluniadas e, por vezes, juradas de morte por conta da sua ação transformadora na força do Evangelho.
Conhecemos muitas pessoas assim, não é? Desde pequenas, perseguições no trabalho, na escola, na rua, com palavras, gestos ofensivos, provocações… Até ameaças concretas contra a vida e a missão que exercem.
“Mas os olhos do Senhor estão voltados para os Justos, seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro. (Sl 34, 16)”
Leia o trecho em At 23,12-35
Na Bíblia CNBB, página 1374-1375
Título: Complô contra Paulo. Transferência para Cesareia.
*Não há promessas, ordens ou princípios eternos neste trecho.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Procurar a justiça de Deus e vivê-la com amor e empenho. Pois os olhos do Senhor estão voltados para os justos.
Como posso pôr isso em prática?
Permanecendo fiel a minha vida de oração e busca de intimidade com Deus, sem esquecer da caridade para com meu próximo.