Atos dos Apóstolos > Leitura #490

Companheiro de Missão

Paulo vê em Timóteo um novo companheiro de missão, e têm sucesso! Nesta nova faze de sua missão, Timóteo se torna seu principal colaborador.

#490Companheiro de Missão

Créditos: SolisImages by Getty Images

Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo quis então que Timóteo partisse com ele.”

Timóteo se tornaria o grande companheiro de Missão de Paulo, e talvez o seu maior colaborador. Interessante notar um detalhe nesta leitura: Paulo circuncidou Timóteo. Ora, se foi justamente o principal motivo para que acontecesse o Concílio de Jerusalém e mais ainda: Paulo e Barnabé defenderam com todas as forças que os pagãos convertidos não deveriam ser circuncidados.

Por que então? Por causa dos Judeus que iam ouvir a Palavra.

Paulo sabia bem os riscos que isso traria para a vida de Timóteo e para a autenticação do seu ministério entre os Judeus. Ele mesmo já quase fora morto por essa luta. Timóteo tinha pai de origem pagã (grego), mas a mãe era judia, então, circuncidar Timóteo não mudaria sua fé, mas o livraria de problemas futuros.

Mas como chegar a esse discernimento? Logo Paulo, o maior propagador da libertação da circuncisão? Mas é justamente por causa da liberdade que a fé lhe confere que ele teve a coragem de decidir pela circuncisão de Timóteo, porque é Cristo quem salva. Mas como acreditariam na palavra de Timóteo naquele tempo dos inícios do Cristianismo, sendo ele um pregador ‘meio pagão’?

Leia o trecho em At 16, 1-5

Na Bíblia CNBB, página 1363-1364
Título: Paulo e Timóteo na Licaônia

*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A Missão de evangelizar é melhor quando não está solitária. Deus sempre coloca em nosso caminho pessoas para colaborar com a nossa Missão.

Como posso pôr isso em prática?

Ser atento, perceber as pessoas que Deus já colocou como auxílio necessário para a realização da minha missão.