Atos dos Apóstolos > Leitura #484

Expor a vida pelo evangelho

Expor a vida pelo evangelho, sabendo dos perigos que estão ao redor, parece insanidade. Mas, se somos impelidos pelo Espírito, não somos insanos, e sim ousados.

#484Expor a vida pelo evangelho

Crédito: FOTOKITA / GettyImagens

Apedrejaram, pois, a Paulo e arrastaram-no fora da cidade, pensando que estivesse morto.”

Os apóstolos sabiam que o lugar era tenso, arriscado, mas eles precisavam evangelizar ali. Tudo parecia calmo, a Palavra de Deus estava sendo assimilada, aceita. Um milagre ocorreu e uma confusão tomou conta do lugar, pois os habitantes daquela cidade ainda não conheciam Jesus Cristo de fato. Confundiram o anúncio da boa-nova com as suas raízes de fé pagã.

Era um sincretismo religioso, uma confusão em seus corações. Queriam sacrificar animais em honra de Paulo e Barnabé, que, para eles, encarnavam Mercúrio e Júpiter. E eles, rasgando as vestes, conseguiram convencer a multidão que não eram deuses, e sim homens.

Só que a perseguição dos Judeus de Antioquia, aquela cidade onde, pela primeira vez, surgiu o nome de cristãos, chegou até Listra e incitou a multidão contra os apóstolos.

Apedrejaram a Paulo e o lançaram fora da cidade pensando que estivesse morto. E eles só queriam anunciar a boa-nova, só fizeram aquele milagre porque viram fé naquele homem para ser curado. Contudo, os riscos estarão sempre presentes na vida dos evangelizadores, inclusive de morte.

Mas os que confiam no Senhor renovarão as suas forças.”

Leia o trecho em At 14, 8-20

Na Bíblia CNBB; página 1361-1362.

Título: Em Listra (e Derbe)

Ordens

At 14, 10. 15B

“(…)Disse em alta voz: Levanta-te, põe-te de pé. O homem deu um salto e começou a caminhar.”

Abandonai estes ídolos inúteis, para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles existe.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Evangelizar pode ser perigoso em muitos lugares, pois pode representar desde um perigo no ambiente quanto  pessoas perigosas. Perigos grandes ou menores; doenças, hostilidades, agressões… E também nessas condições é preciso evangelizar.

Nas minhas condições, hoje, eu preciso evangelizar.

Como posso pôr isso em prática?

Preciso ser fiel e lançar mão de todas as armas que tenho para evangelizar nas condições que me são dadas hoje.