Atos dos Apóstolos > Leitura #488

O documento do Concílio de Jerusalém

Uma carta, escrita em conjunto após o discernimento dos pastores da Igreja, continha o documento do Concílio de Jerusalém para os novos rumos da Igreja.

#488 O documento do Concílio de Jerusalém

Créditos:  RyanJLane by Getty Images

A sua leitura causou alegria por causa do reconforto que trazia.”

Não foi uma decisão política para não perder fiéis, menos ainda por alguma pressão externa para que se aceitassem os pagãos. Não! Foi a leitura da ação de Deus na vida da Igreja. A leitura dos acontecimentos provocados pela ação do Espírito Santo realizando sinais e prodígios, batizando os pagãos no Espírito Santo sem que eles tenham os pré-requisitos judaicos.

O Espírito Santo estava mostrando que o cristianismo não era uma evolução do judaísmo, não era um ajuste de contas de Jesus com os judeus, o cristianismo é a Igreja de Jesus Cristo, é um projeto único de Deus, uma obra-prima para a salvação do mundo. O cristianismo não é apenas o povo de Deus, e sim o corpo de Cristo!

Cada cristão é um membro deste corpo, onde todas as coisas são articuladas. Não oferecemos um sacrifício externo para a remissão dos pecados, mas é o nosso próprio corpo, enquanto membros de Cristo, que oferecemos em sacrifício vivo! Ele, o Senhor, é o Sacrifício por excelência, a oferenda perfeita e o Sacerdote perfeito.

Sim, oriundos da mesma promessa feita a Abraão, mas vivendo uma nova e eterna aliança com Deus. Por essa graça, nós todos, de origem paga (não-judeus) convertidos ao Cristianismo, somos salvos pela fé em Jesus Cristo. Não necessitamos cumprir a lei para ter direito a salvação.

Não é por nossos méritos, mas pelos méritos de Cristo! Não é por uma marca visível da circuncisão, mas por uma marca invisível no coração, um sinal, o sinal da cruz, o sinal da nossa salvação.

Leia o trecho em At 15, 22-35

Na Bíblia CNBB; página 1363.

Título: O decreto dos apóstolos e sua divulgação.

Não há o que anotar.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sempre que se faz necessário, a Igreja se reúne para resolver questões importantes para a vivência sadia de todos os seus filhos. Graças a Deus, desde o início é assim; e isso nos mantém no rumo certo. Caminhando com a Igreja, não corro risco de errar.

Como posso pôr isso em prática?

Ouvir, conhecer e obedecer as orientações da Igreja é o caminho seguro para seguir a Jesus Cristo.