O destino dos soberbos é sempre tenebroso e fatal. E sabe por quê? Porque é vazio! Porque se apoia numa glória que não lhes pertence.
“O povo começou a aclamar: esta voz é voz de um deus e não de um homem! Mas imediatamente o anjo do Senhor feriu Herodes, porque não deu a Deus a devida honra. E Herodes expirou, carcomido pelos vermes.”
É bem triste o destino dos soberbos! Cegados por seu orgulho e vaidade, não enxergam mais que há alguém acima deles que lhes deu tudo o que possuem, a começar pela própria vida. Assim, eles pisam nos outros e não se importam com outra coisa senão com eles mesmos, com a própria aparência e bem-estar.
Se alguém goza de sua “generosidade”, já que nenhum orgulhoso tem generosidade verdadeira, é porque este alguém lhe serve para algum propósito que sustente ou aumente o seu próprio ego. O orgulho pode ser bem sutil, começar bem pequeno e manso.
Cuidado! Pois é como uma pessoa que cria um pequeno leão em casa. Quando pequeno é tão fofinho, mas ele vai crescer e te devorar vivo! Com o orgulho só tem um jeito, um remédio: a humildade, a humilhação. Sobretudo, debaixo da mão poderosa de Deus.
Perceba nos seus sentimentos, pensamentos e atitudes onde você se coloca e onde coloca as pessoas. Perceba como você se considera e como considera os outros. Avalie a importância que você dá a cada coisa e pessoa, cada trabalho que realiza. Se encontrar um leãozinho fofinho em meio a essas realidades, cuidado! Ele vai crescer.
Leia o trecho em At 12, 20-25.
Na Bíblia CNBB; página 1359.
Título: Fim de Herodes Agripa. O crescimento da Palavra.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Avalie a importância que você dá a cada coisa e pessoa, cada trabalho que realiza. Se encontrar um leãozinho fofinho em meio a esdas realidades, cuidado! Ele vai crescer.
Como posso pôr isso em prática?
Preciso fazer um exame de consciência e confessar esses pecados de orgulho que, com certeza, vou encontrar em mim. Tenho que mandar embora todos “os leões que estou criando”.