Por que os onze apóstolos e não doze? Em verdade, eles estão prestes a preencher o lugar deixado por Judas. É perseverando que se mantém em Deus.
“Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, Mãe de Jesus – e com os irmãos d’Ele.”
Perseverança! A perseverança na oração em comum entre os apóstolos e outros discípulos, inclusive a Mãe de Jesus, foi uma atitude natural de obediência a Jesus que ordenou a permanência deles em Jerusalém para receberem a força do alto, o Espírito Santo. Aquela foi a mãe das novenas. A primeira realizada na história da Igreja. A novena de Pentecostes.
Claro que não teve a fórmula das orações que temos hoje, mas, certamente, a expectativa era maior, a sede era incomparável e a necessidade incontestável. Os onze rezaram e perseveraram na oração fervorosamente, sem saber o dia nem a hora em que viria a Promessa.
Leia o trecho em At 1,12-14
Na Bíblia CNBB, página 1343
Título: A comunidade em Jerusalém
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Perseverar na oração é a principal qualidade do cristão que deseja ficar cheio do Espírito Santo!
Como posso pôr isso em prática?
Perseverando. É na fidelidade que vou sendo fiel e aprendendo a permanecer fiel e perseverando na fidelidade. Assumo! Sou fiel, serei fiel, estou sendo fiel! Ainda que eu falhe, serei fiel!