Atos dos Apóstolos > Leitura #446

A primeira pregação do Papa

Foi em Jerusalém em pentecostes que aconteceu a primeira pregação do Papa. Sim, o discurso de Pedro Apostolo Príncipe dos Apóstolos.

Créditos: Arquivo CN

“De fato, Deus ressuscitou esse mesmo Jesus, e disso todos nós somos testemunhas.”

A primeira pregação do Papa. Cheio do Espírito santo, as palavras nunca foram tão fluentes nos lábios de Pedro, nunca tiveram tanta autoridade!

Com propriedade e na unção do Espírito, ele anuncia aos seus compatriotas a verdade sobre Jesus Cristo sem temor, em plena Jerusalém lotada, e tem sucesso.

Porque na força do Espírito Santo todas as coisas são possíveis e aqueles homens começam a experimentar essa graça, sem a presença física de Jesus.

O mais lindo, porém é a coragem de se expor como nunca: “De fato, Deus ressuscitou esse mesmo Jesus, e disso todos nós somos testemunhas.”

No seu anúncio, ele revelou que a grande graça da salvação se estende não apenas aos apóstolos, mas está destinada a todos, desde que creiam em Jesus Cristo e o aceitem como seu Senhor e salvador.

Leia o trecho em At 2, 14-36

Na Bíblia cnbb página: 1344-1345

Título: O anúncio de Pedro, ou querigma

Promessas

At 2, 17-21.25-28

Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei do meu Espírito sobre toda carne, os vossos filhos e filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; mesmo sobre os meus escravos e escravas, derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

E mostrarei prodígios no céu, em cima e na terra, em baixo, sangue e fogo e nuvem de fumaça.

O sol se transformará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Pois Davi diz a seu respeito: Eu via sempre o Senhor diante de mim, porque está à minha direita, para que eu não vacile. Por isso alegrou-se o meu coração e exultou a minha língua; mais ainda, minha carne repousará na esperança. Não abandonarás minha alma no mundo dos mortos, nem deixará o teu santo conhecer a decomposição. Deste-me a conhecer caminhos de vida e me encherás de alegria com a tua presença.”

Princípios eternos

At 2, 33-35

E, agora exaltado pela direita de Deus, ele recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai e o derramou, como estás vendo e ouvindo. Pois Davi não subiu ao Céu, mas ele diz: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como apoio para teus pés.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Todo batizado é uma testemunha da ressurreição de Cristo, na fé da Igreja e dos apóstolos.

Como posso pôr isso em prática?

Anunciando como a Igreja e com a Igreja o evangelho, e conformando a minha vida a vida de Jesus Cristo. Deste as pequenas coisas. Nos gestos, palavras, sentimentos, na vida.