Atos dos Apóstolos > Leitura #443

Os onze apóstolos

Porque os onze apóstolos e não doze? Em verdade, eles estão prestes a preencher o lugar deixado por Judas, é perseverando que se mantém em Deus.

Créditos by Getty Images / Pierre Aden

“Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, mãe de Jesus – e com os irmãos dele.”

Perseverança! A perseverança na oração em comum entre os apóstolos e outros discípulos inclusive a mãe de Jesus foi uma atitude natural de obediência a Jesus que ordenou a permanência deles em Jerusalém para receberem a força do alto, o Espírito Santo. Aquela foi a mãe das novenas.

A primeira realizada na história da igreja. A novena de Pentecostes. Claro que não teve a formula das orações que temos hoje, mas certamente a expectativa era maior… a sede era incomparável e a necessidade incontestável… Eles rezaram e perseveraram na oração fervorosamente, sem saber o dia e nem a hora em que viria a promessa.

Leia o trecho em At 1, 12-14

Na Bíblia cnbb página 1343

Título: A comunidade em Jerusalém

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Perseverar na oração é a principal qualidade do Cristão que deseja ficar cheio do Espírito Santo!

Como posso pôr isso em prática?

Perseverando… é na fidelidade que vou sendo fiel e aprendendo a permanecer fiel e perseverando na fidelidade. Assumo! Sou fiel, serei fiel, estou sendo fiel! Ainda que eu falhe, serei fiel!