Carta a Tito > Leitura #291

Somos salvos pela graça e não pelos méritos

Somos salvos pela graça e não pelos méritos. Pois foi pelo sangue de Jesus Cristo que fomos alcançados pela graça da salvação.

#292Somos salvos pela graça não pelos méritos

Créditos: Seng kui Lim by Getty Images

“Pois a graça salvadora de Deus manifestou-se a toda humanidade.”

Esta graça é a nossa capacitação para a vida na presença de Deus segundo o Seu evangelho. Sem ela, viveríamos de maneira mundana. Mas a graça que nos envolve também nos capacita para renunciar à impiedade e às paixões mundanas, aguardando a manifestação da glória de Deus!

Sim, é com esperança que lutamos e permanecemos firmes. Pois foi Ele quem nos resgatou com Seu próprio sangue, para nos salvar e nos purificar. É por isso mesmo que ninguém se salva, pois não existem méritos capazes de nos justificar diante de Deus senão os de Cristo, o Cordeiro imolado e sem mancha. O sacrifício perfeito pela remissão dos pecados do mundo inteiro.

O que Paulo quer é justamente que Tito fale essas coisas para sua comunidade eclesial, a fim de que a fé seja renovada com a esperança daquele que nos salvou e virá para julgar a terra.

Leia o trecho em Tt 2, 11-15

Na bíblia CNBB; página 1471.

Título: A graça e a vida cristã.

Ordens

Tt 2, 15

É assim que deves falar, exortar e repreender, com toda a autoridade. Que ninguém te despreze!”

Princípios eternos

Tt 2, 11-14

Pois a graça salvadora de Deus manifestou-se a toda humanidade. Ela nos ensina a renunciar à iniquidade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com ponderação, justiça e piedade, aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e purificar para si um povo que lhe pertença e que seja zeloso em praticar o bem.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Se Deus dá a graça, eu preciso contar com ela para ser um fiel homem de Deus e para Deus!

Como posso colocar isso em prática?

Pedir a graça e confiar na graça de Deus. Na prática, pedir a força a coragem e a intrepidez do Espírito Santo.