Carta aos Colossenses > Leitura #236

Nossa vida está escondida com Cristo

Nossa Vida está escondida com Cristo, nosso salvador. Por ele, vale à pena toda luta para manter-se no caminho da salvação, pois a nossa esperança não é vã.

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto…”

E o versículo três nos introduz no mistério de Cristo de uma forma maravilhosa: ‘Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.’ Este versículo nos lança para a carta aos Romanos 6, 3-7, onde São Paulo explica as condições do nosso batismo: ‘Acaso ignorais que todos nós, batizados no Cristo Jesus, é na sua morte que fomos batizados?’ Sim, fomos assemelhados a ele na morte e seremos também na ressurreição.

Assim, a ordem clara de Deus é: ‘Se ressuscitastes com Cristo, Buscai as coisas do alto…’ isso porque já não estamos mais na vida velha, ela foi sepultada após a crucifixão e aquele que ressuscitou já não é mais o mesmo, ao contrário, se tornou uma nova criatura!

A insistência de Paulo nos versículos seguintes esclarece o risco que ainda corremos se não assumirmos de fato a nossa nova identidade: homem novo!

Contudo, há uma maravilhosa promessa reservada para aqueles que creem: ‘Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória.’

Ouça também: 

Leia o trecho em Cl 3, 1-17

Na Bíblia cnbb página 1450-1451

Título: Buscai as coisas do alto / Cristo tudo em todos

Promessa

Cl 3, 4

“Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória.”

Ordens

Cl 3, 1-2.5-6.8-10.12-17

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo esta entronizado à direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra.”

“Portanto, mortificai os vossos membros, isto é, o que em vós pertence à terra: imoralidade sexual, impureza, paixão, maus desejos, especialmente a ganância, que é uma idolatria. Estas coisas é que provocam aira de Deus.”

“Agora porém, rejeitai tudo isto: ira, furor, malvadeza, ultrajes, e que não saia de vossa boca nenhuma palavra indecente; também não mintais uns aos outros, pois já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir, e vos revestistes do homem novo, o qual vai sempre sendo renovado à imagem do seu criador, a fim de alcançar um conhecimento cada vez mais perfeito.”

“Portanto, como eleitos de Deus santos e amados, vesti-vos com sentimentos de compaixão, com bondade, humildade, mansidão, paciência; suportai-vos uns aos outros, e se um tiver motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente. Como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós. Sobretudo revesti-vos do amor que une todos na perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados a um só corpo. E sede agradecidos.

Que a palavra de Cristo habite em vós com abundância. Com toda sabedoria instrui-vos e aconselhai-vos uns aos outros.Movidos pela graça, cantai a Deus em vossos corações, com salmos, hinos e contos inspirados pelo Espírito. E tudo o que disserdes ou fizerdes, que seja sempre no nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus Pai.”

Princípios eternos

Cl 3, 3

“Pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

Cl 3, 11

“Ai não se faz mais distinção entre Grego e Judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro, cita, escravo, livre, porque agora o que conta é Cristo, que é tudo e está em todos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Buscai as coisas do alto.. onde está Cristo vossa vida!

Como posso pôr isso em prática?

Na fidelidade das minhas práticas de piedade e oração e na conversão dos meus sonhos e desejos.