Carta aos Colossenses > Leitura #237

O testemunho cristão no mundo

O testemunho cristão no mundo é fundamental para a autenticidade da fé. Quando um cristão dá testemunho, Jesus cristo é revelado ao mundo por sua vida!

#237O testemunho cristão no mundo

Créditos: djedzura by GettyImages

“Quem cometer injustiça receberá a paga devida sem distinção de pessoas.”

Essas instruções claras para a família e trabalho estabelecem para nós, cristãos, os critérios nos quais precisamos nos encaixar, a fim de sermos felizes. Há sim uma hierarquia em casa entre esposos, e desses com seus filhos. Mas essa hierarquia não acontece como no mundo, mas em Cristo onde ‘quem quiser ser o maior, seja o servo de todos’ (Mt 20, 26). Assim, a submissão da mulher ao seu marido é textualmente estar sob a missão dele.

Ele, que tem a missão de levar a sua casa para Deus, recebe a ajuda necessária de sua esposa, que, por sua vez, também tem suas responsabilidades como mãe. Assim, a mulher e o marido não devem disputar autoridade, mas acolherem-se mutuamente buscando a comunhão, cada qual com seu papel, sendo porém do marido a responsabilidade primeira e última sobre aqueles dos quais é o guarda. Aos filhos, cabe obedecer em tudo aos pais, pois essa obediência honra a Deus! Por sua vez, os pais não devem irritar seus filhos, de modo que não fiquem sem ânimo.

Pois é importante que os pais aprendam a compreender as necessidades de seus filhos, dando-lhes os devidos limites, a proporcional liberdade e a confiança sempre acompanhada ou precedida pelo exemplo que autentica a sua autoridade.

O relacionamento entre escravos e senhores, para os cristãos, também é de fundamental importância no seu testemunho. A obediência, para além das vistas do patrão, porque não é para agradar aos homens que exerce a obediência nem mesmo para permanecer no emprego, mas para honrar a Deus e quem se está, de fato, obedecendo. Essa dimensão cristã da obediência nos relacionamentos faz toda a diferença no mundo.

Tanto quem é autoridade como quem está sob autoridade tem a responsabilidade de ser justo, pois esse critério servirá para o julgamento daquele que vê e tem autoridade sobre tudo e todos.

Leia o trecho em Cl 3, 18 – 4, 1

Na Bíblia CNBB; página 1451.

Título: Regras para a família e trabalho

Promessa

Cl 3, 25

“Quem cometer injustiça receberá a paga devida sem distinção de pessoas.”

Ordens

Cl 3, 18-24. 4, 1

“Mulheres sejam submissas a vossos maridos como convém no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais ásperos com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais pois isso agrada aos Senhor. Pais, não irriteis vossos filhos para que eles não percam o ânimo. Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores daqui da terra, não servindo apenas diante dos olhos, como quem procura agradar a seres humanos. Obedecei-lhe com simplicidade de coração no temor do Senhor. Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração como para o Senhor e não para seres humanos, sabendo que é o Senhor que vos recompensará, fazendo-vos seus herdeiros. Ao Cristo e Senhor é que estais servindo.”

“Senhores, tratai com justiça e equidade os vossos escravos, sabendo que vós também tendes um Senhor no céu.

Princípio Eterno

Cl 3, 25

“Quem cometer injustiça receberá a paga devida sem distinção de pessoas.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Como homem casado, preciso honrar ao meu chamado, ser um bom marido e um bom Pai.

Como posso colocar isso em prática?

A partir da palavra de Deus, guiar minhas atitudes, a fim de que eu possa conduzir a minha família para Deus.