Carta aos Efésios > Leitura #211

A unidade do corpo de Cristo

A unidade do corpo de Cristo exige esforço. É a vocação que todo batizado recebeu e que é sustentada na prática do bem, no Espírito, para viver o amor concreto.

A unidade do corpo de Cristo

Créditos: by Getty Images /camaralenta

“No entanto, a cada um de nós foi dada a graça na medida do Dom de Cristo.”

Para levarmos uma vida digna da vocação que recebemos. Não só a vocação universal de filhos de Deus pelo batismo, mas aquele ministério que fomos chamados a assumir.

A meta do Senhor é nos fazer totalmente renovados de tal forma que nos conformemos a ele, em seu corpo. Crescer na graça em todos os aspectos até chegar a estatura de Cristo é a meta final. Seremos um nele e com ele. Mas há um caminho a percorrer que não é simples, não é fácil nem pavimentado. Requer coragem, fidelidade e perseverança.

Leia o trecho em Ef 4, 1-16

Na Bíblia cnbb página 1439-1440

Título: A unidade do corpo que é a Igreja

Promessas

Ef 4, 7. 14-15

“No entanto, a cada um de nós foi dada a graça na medida do dom de Cristo.”

“Então, não seremos mais como crianças, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e por eles, com astúcia, induzidos ao erro. Ao contrário, vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça.”

Ordens

Ef 4, 1-3

“Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a levardes uma vida digna da vocação que recebestes: com toda humildade e mansidão e com paciência, suportai-vos uns aos outros no amor, solícitos em guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”

Princípios eternos

Ef 4, 4-6. 9-13. 16

“Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança a qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, acima de todos, no meio de todos e em todos.”

“Que significa subiu, senão que ele desceu às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo.

A alguns ele concedeu serem apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até chegarmos todos juntos, a unidade da fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura de Cristo.”

“É dele que o corpo todo recebe coesão e harmonia, mediante toda sorte de articulações e, assim, realiza o crescimento, construindo-se no amor, graças a atuação devida de cada membro.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Sou membro do corpo de Cristo e recebo dele a graça para corresponder a minha vocação cumprindo o meu papel neste mesmo corpo.

Como posso por isso em prática?

Permanecendo nele. Jamais me afastando dele.