Carta aos Efésios > Leitura #214

Imitar a Deus

Imitar a Deus parece coisa impossível, utopia. Mas se não fosse possível ele não nos pediria. Sim, podemos imitar a Deus a ponto de nos tornarmos santos!

“Sede, pois imitadores de Deus como filhos queridos”

Imitar a Deus… E não a outro, nem a esse ou àquele ídolo. Seu modo de vestir, falar, relacionar-se, suas manias, seu jeito de pensar, agir e reagir, deve ser à imitação de Deus! Mas como imitar a quem não se vê?

Sabemos que Deus se revelou plenamente ao homem em Jesus Cristo. Ele é a imagem do Deus invisível. Jesus mesmo disse a seus discípulos: ‘Quem me vê, vê o Pai’ e ainda ‘Eu e o Pai somos um’.

Portanto, imitando a Jesus, estamos imitando a Deus.

São Paulo continua sua exortação falando da imoralidade sexual, impureza, cobiça, ganância… Características dos povos pagãos que não conhecem a Deus e que certamente não convém a santos. Essa moral sobretudo sexual nos dias de hoje é um grande desafio à conversão, já que o mundo pagão cresce e tudo se mostra contrário aos ensinamentos morais de Nosso Senhor. Há uma enxurrada de informações, leis, propagandas, pressão social e ideológica para que as pessoas se ‘libertem dos tabus’ criados pela Igreja e outras religiões e que esses ‘tabus’ são a causa dos preconceitos e ações extremas que vemos acontecer hoje.

Sabemos que isso não é verdade. Absolutamente! Ao contrário, temos presenciado uma destruição maciça da estrutura familiar Cristã através dos mecanismos de divórcio o que gera a desestruturação da formação dos filhos, lançando-os em sua maioria às situações perigosas das drogas, álcool, sexualidade precoce e desregrada, gravidez infantil até, abortos… A lista é grande…

Pena que esta geração já sofre as consequências do que nossos pais, como cobaias, foram afetados e agora parece que tudo isso é normal.

Que se levantem as famílias Cristãs e testemunhem com sua vida e fidelidade que é muito melhor ser de Deus. Os frutos permanecem e a vida se perpetua.

Leia o trecho em Ef 5, 1-5

Na Bíblia cnbb página 1440

Título: Imitadores de Deus

Ordens

Ef 5, 1-4

“Sede, pois imitadores de Deus como filhos queridos. Vivei no amor, como cristo também nos amou e se entregou a Deus por nós como oferenda e sacrifício de suave odor.

A imoralidade sexual e qualquer espécie de impureza ou cobiça, nem sequer sejam mensionadas entre vós, como convém a santos. Nada de palavrões ou conversas tolas, nem de piadas de mal gosto: são coisas inconvenientes. Entregai-vos, antes, a ação de graças.”

Princípios eternos

Ef 5, 5

“Pois ficai bem certos: nenhum libertino ou impuro ou ganancioso – que é um idólatra – tem herança no reino de Cristo e de Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Imitar a Deus. Imitar a Cristo.

Como posso pôr isso em prática?

Retomar a leitura espiritual da imitação de Cristo e procurar pratica-la.