Carta aos Efésios > Leitura #216

O matrimônio no plano de Deus

O matrimônio no plano de Deus é completamente diferente de qualquer outra união estável entre homem e mulher, pois o amor entre eles é elevado ao plano superior.

O matrimônio no plano de Deus

Crédito: pgaborphotos / Getty Images

“Maridos, amai as vossas esposas como também Cristo amou a Igreja.”

Isso porque para que o casal seja a imagem do amor de Deus pela humanidade é necessário da parte da mulher: submissão (sob a missão, suporte), ao mesmo tempo, afeto e sensibilidade. Da parte do homem: paixão (dar a vida), proteção, amor de entranhas (como a seu próprio corpo).

Assim, se esclarece mais, para que os noivos assumam um compromisso indissolúvel: porque é indissolúvel o amor de Cristo pela humanidade, pela qual Ele deu a própria vida.

Se hoje tem sobressaído em muitos relacionamentos o ‘seja eterno enquanto dure’, que, pelo menos esses casais e os que os acompanham, tenham a consciência moral de que não estão preparados para contrair um matrimônio.

Não basta o noivo nem a noiva, não basta o vestido nem o terno, muito menos os padrinhos do casal, a recepção, as alianças nem o contrato público. Não basta nem mesmo o amor! Se não for como o amor entre Cristo e a humanidade, não é matrimônio.

Um amor possível

Mas será que alguém ama assim? Certamente! Com dificuldades, é claro, mas decididamente!

O casal cristão sabe pelas próprias forças não é capaz, por isso, recorre à bênção de Deus. Mas recorre à bênção porque sabe onde quer chegar, porque já viu a luz da vida e segue em sua direção. Porque experimentou um amor que não tem comparação e deseja levá-lo para onde que que for, para toda vida e com quem mais ama.

Assim como Cristo é a cabeça do corpo, que é a Igreja, o que configura portanto um mesmo ser, assim o homem e a mulher são chamados a ser, pelo matrimônio, uma só carne; um só coração.

Leia o trecho em Ef 5, 21-33.

Na Bíblia CNBB; página 1441.

Título: Família: marido e mulher

Ordens

Ef 5, 21-22.24-26.28.31.33

“Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres o sejam aos maridos como ao Senhor.”

“Por outro lado, como a igreja se submete a Cristo, que as mulheres também se submetam em tudo aos seus maridos.

Maridos, amai as vossas esposas como Cristo amou igreja e se entregou por ela a fim de santificar pela palavra aquela que ele purifica pelo banho da água.”

“É assim que os maridos devem amar suas esposas, como ama seu próprio corpo.”

“Por isso o homem deixará seu pai e sua mão e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne.”

“Em suma, cada um de vós também ame a sua esposa como a si mesmo, e que a esposa tenha respeito pelo seu marido.”

Princípios eternos

Ef 5, 23.28b-30

“Pois o marido é a cabeça da mulher, como Cristo também é a cabeça da Igreja, seu Corpo, do qual ele é o Salvador.”

“Aquele que ama sua esposa esta amando a sia mesmo. Ninguém jamais odiou sua própria carne. Pelo contrário, alimenta-a e a cerca de cuidado, como Cristo faz com a Igreja; e nós somos membros do seu corpo.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sem o amor de Deus é impossível sustentar o matrimônio. É ele quem me dá condições de suportar todas as tribulações próprias da vida a dois, na fidelidade, compreensão, coragem e oração.

Como posso colocar isso em prática?

Não perder de vista que sem Jesus nada posso. Minhas forças são insuficientes e meu amor é breve…