Carta aos Gálatas > Leitura #197

A fé em Jesus, que garante a promessa

A fé em Jesus, que garante a promessa, é a nossa esperança! Quem nele crê não será confundido, pois n’Ele mesmo a promessa se cumpre plenamente.

A fé em Jesus, que garante a promessa

Crédito:shuang paul wang / Getty Images

“Com efeito, se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então a justiça viria realmente da lei.”

As coisas mudaram com a chegada de Jesus Cristo. Já que a promessa de Deus feita a Abraão se cumpriu em Jesus, agora a fé n’Ele nos garante a herança da promessa. Uma vez nele batizados, somos filhos de Deus no verdadeiro Filho de Deus, membros do corpo de Cristo. Não importa a nossa origem, nacionalidade, raça, cor, etnia. Todo aquele que crê em Cristo e adere ao Seu Evangelho pertence a esse corpo e, batizado em Seu nome, também se torna herdeiro.

A lei serviu para acusar o pecado e, certamente, fez um bem para aqueles que em Deus buscavam a sua justificação até Cristo chegar. Assim, fica claro que não é pela prática da lei que o homem é justificado, mas pela fé em Jesus Cristo e, a partir dela, a vivência do Evangelho.

Então, não preciso viver os mandamentos de Deus?

Claro que preciso! Mas preciso também ter claro em meu coração e em minha mente que não é a observância dos mandamentos que me justifica diante de Deus, pois é a graça d’Ele que me permite a fidelidade, e é pelo Seu Sangue Precioso que eu sou salvo.

Leia o trecho em Gl 3,19-29

Na Bíblia CNBB, página 1432

Título: A lei como educação e a dignidade de filhos

Princípios Eternos

Gl 3,21b-22

“Com efeito, se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então a justiça viria realmente da lei. Mas a escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que creem.”

Gl 3, 26-29

“Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Vós todos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos são um só em Cristo Jesus. Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Quem comunica a vida é Jesus Cristo pelo Seu Evangelho e por Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Para viver, preciso estar com Jesus, crer n’Ele, viver para Ele.

Como posso pôr isso em prática?

Buscando uma maior intimidade com Jesus na minha vida de oração pessoal, principalmente adoração.