Carta aos Gálatas > Leitura #201

A liberdade Cristã

A liberdade Cristã é real ou alienação fanática de quem se deixou prender pela religião? Para os que creem, a liberdade Cristã é real.

A liberdade Cristã

Crédito:AlexSava / Getty Images

“É para a liberdade que Cristo nos libertou.”

Finalmente, Paulo chega ao ápice de sua carta quando vai falar aos Gálatas sobre a liberdade Cristã. Em que consiste essa liberdade? Como podemos perde-la?

A fonte da justificação tem tudo a ver com a liberdade ou a prisão na qual nos encontramos. Através da fé em Cristo, somos libertos do jugo do pecado e da morte, que perde o poder sobre nós, uma vez que os que pertencem a Cristo ressuscitarão como Ele no último dia.

No entanto, para quem não crê, tudo isso não passa de alienação, loucura, perda de tempo. A circuncisão, para os cristãos vindos do judaísmo, era ainda uma página a ser virada na purificação da sua fé. Não se tratava apenas de um sinal físico, era a Lei que obrigava seu cumprimento, a fim de alcançar justificação, e esse movimento impede a fé cristã de crescer verdadeiramente, já que Jesus nos justifica pelos méritos da Sua Paixão, Morte e Ressurreição, e não pela prática da Lei. Não são os nossos méritos, não é uma nota dez de comportamento, mas a observância dos mandamentos por amor a Jesus que nos salvou pelo Seu sangue.

Leia o trecho em Gl 5, 1-12.

Na Bíblia CNBB; página 1434.

Título: A liberdade Cristã.

Ordens

Gl 5, 1b

Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

Princípios eternos

Gl 5, 1a.4-9

É para a liberdade que Cristo nos libertou.

Vos que procurais a vossa justificação na lei rompestes com o Cristo, decaíste da graça. Quanto a nos que nos deixamos conduzir pelo espirito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto da nossa esperança.

Com efeito, em Jesus Cristo o que vale é a fé agindo pelo amor; ser ou não circuncidado não tem importância alguma.

Corríeis tão bem! Quem vos impediu de obedecerdes a verdade? Essa influência não pode vir daquele que vos chama! Um pouco de fermento, fermenta a massa toda!

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

“Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo no jugo da escravidão.”

Como posso colocar isso em prática?

Resistir ao pecado e fazer o bem!