Carta aos Gálatas > Leitura #202

Os frutos do Espírito Santo

Os frutos do Espírito Santo são essenciais para a nossa santificação. Mas há forças contrárias lutando em nosso interior e, sem a graça de Deus, não poderemos vencer.

Os frutos do Espírito Santo

Crédito:Irina Chukantseva

Deixai-vos sempre guiar pelo Espírito e nunca satisfaçais o desejo da carne.”

Porque são contrários os desejos da carne aos desejos do Espírito… E, se realizamos os desejos da carne, não herdaremos o reino do céu, não entraremos nele. Mas a questão fundamental é: nós queremos herdar o reino do céu? Estamos dispostos a “Crucificar a própria carne”, em função de um bem maior?

Para quem lê este trecho da carta aos gálatas de maneira desatenta, parece que Paulo fala em nome de um Deus que nos quer ‘tolher’, impedir a nossa liberdade, a nossa felicidade… Mas, se o leitor está atento e avança nas palavras de Paulo, logo percebe que a salvação está em suas palavras e não é necessário muita fé para enxergar os estragos que uma vida de ‘prazeres’ fatidicamente gera em seus praticantes. Além dos sofrimentos adquiridos nesta vida, por causa da busca equivocada do prazer,  em vez da felicidade, o resultado final pode ser ainda pior: a perdição.

Nós, cristãos, temos caído nas armadilhas dos nossos sentidos e vivido em função deles. Começamos a viver como os pagãos, onde o que se sente é mais importante do que o que se crê; onde a felicidade consiste em sentir-se bem. Se me sinto bem, sou feliz; e ser feliz é tudo. Ora, Deus quer a nossa felicidade como já deixou claro em toda esta carta, quer a nossa liberdade, mas adverte que nem tudo que podemos fazer nos leva à felicidade que realmente almejamos, pois a felicidade que Deus tem para nós é livre e libertadora, mas a que o mundo oferece não. A aparência é de liberdade, mas as algemas da escravidão vêm suavemente prender aqueles que ao pecado se entregam…

Contudo, a nossa carne sofre a doença da concupiscência, que nos arrasta para suas paixões. Somente a fé nos dá condições de manter-nos na opção pelas coisas de Deus, pois, se há forças dentro de nós nos arrastando para o que é vão, também em nós age a graça nos impulsionando para que é santo. Nossa fé deve fazer a diferença entre o céu e a terra.

Leia o trecho em Gl 5, 13-26

Na Bíblia CNBB; página 1434.

Título: A lei do amor e os frutos do Espírito.

Ordens

Gl 5, 16

“Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o desejo da carne.”

Gl 5, 25-26

“Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros.”

Princípios Eternos

Gl 5, 17-24

“Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então, não estais sob o jugo da lei. São bem conhecidas as obras da carne: Imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria feitiçaria, inimizades, ciúmes, iras intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.

O fruto do Espírito, porém é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Jesus Cristo, crucificam a carne com suas paixões e seus desejos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sabedoria é escolher uma vida no Espírito, pois a vida carnal é sinal de perdição e uma falsa felicidade.

Como posso colocar isso em prática?

A oração no Espírito e a atenção às minhas ações podem me manter na fidelidade e na perseverança. É isso que eu quero: ser de Deus!