Paulo recebe este chamado específico entre os apóstolos: Pela obediência da fé, conquistar as nações para Cristo, anunciar o Evangelho ao mundo.
“Por ele recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de trazermos à obediência da fé todas as nações, entre as quais também vós, chamados a pertencer a Jesus Cristo.”
Paulo, segundo a tradição, escreveu a carta aos Romanos durante a terceira viagem missionária, por volta do ano 57/58dC, provavelmente quando estava em Corinto. A saudação que lemos no início da carta aos Romanos se torna a marca registrada em suas cartas, seu jeito de acolher os irmãos e de autenticar o que transmite.
Não só ele assina inicialmente a carta, mas também autentica com a missão que recebeu de Deus para isso: “Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o Evangelho de Deus”. Aqui, ele indica a sua vocação.
Indica também a sua missão que está ligada à vocação de seus ouvintes: “Por ele, recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de trazermos à obediência da fé todas as nações, entre as quais também vós chamados a pertencer a Jesus Cristo.”
Por fim, a comunicação da graça e da paz que vem de Deus: “graça e paz, da parte de Deus nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo”. Esta última frase conhecemos bem na Santa Missa. Que riqueza a nossa fé, que riqueza será o estudo desta carta aos Romanos.
Leia o trecho em Rm 1,1-7
Na Bíblia CNBB, página 1382
Título: Saudação
*Não há promessas, ordens ou princípios Eternos para anotar.
Qual a mensagem de Deus para você hoje?
O homem de Deus comunica graça e paz da parte de Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Andando nos cominhos de Deus com fidelidade e coerência, não ter medo de anunciar.