Carta aos Romanos > Leitura #528

Quero um Deus que não me incomode

Quero um Deus que não me incomode! Essa é a fé moderna, de um Deus que cabe no bolso e na cabeça, previsível e permissível. Sem regras, mandamentos nem pecados.

Quero um Deus que não me incomode

Créditos: princigalli / GettyImagens

“E apesar de conhecer o juízo de Deus que declara dignos de morte os autores de tais ações, não somente as praticam, mas ainda aprovam os que as praticam.”

Sem passar açúcar nas palavras, Paulo diz com todas as letras: Deus está acessível, visível e alcançável a todos os homens, mesmo àqueles que não ouviram o Evangelho, pois pela razão se pode reconhecer a Sua existência. Portanto, ninguém tem desculpa!

É uma palavra dura, e até pode parecer injusta, mas, na verdade, não é. Injusto seria não trazer solução para esse problema, mas Deus trouxe a solução. Melhor ainda: Deus é a solução. Ele mesmo veio resgatar a humanidade em Jesus Cristo, mas ainda assim, muitos não O aceitaram.

Os pecados que Paulo desvenda são bem parecidos com os que vemos hoje, sobretudo no que diz respeito ao desregramento sexual e ao homossexualismo. Mas, em nossos tempos, ainda fomos além, tornando legais, transformando em direito a prática de muitos pecados.

“E apesar de conhecer o juízo de Deus que declara dignos de morte os autores de tais ações, não somente as praticam, mas ainda aprovam os que as praticam.” O ápice dessa ideologia do pecado é a idolatria, que vem crescendo em inúmeros deuses que não incomodam nem questionam, apenas nos servem.

Aquele que crê no Evangelho precisa estar atento ao seu modo de pensar e proceder, para que não caia na tentação de trocar o Deus verdadeiro por um deus falso, um deus que não incomode.

Leia o trecho em Rm 1,18-32

Na Bíblia CNBB, página 1383
Título: A humanidade culpada

Princípios eternos

Rm 1,18-25

Ao mesmo tempo revela-se , lá do céu, a ira de Deus contra toda impiedade e injustiça humana, daqueles que por sua injustiça reprimem a verdade. Porque o que de Deus se pode conhecer é a eles manifesto, já que Deus mesmo lhes deu esse conhecimento. De fato, as perfeições invisíveis de Deus – não somente seu poder eterno, mas também a sua eterna divindade – são percebidas pelo intelecto através de suas obras, desde a criação do mundo. Portanto eles não tem desculpa: apesar de conhecerem a Deus, não o glorificaram como Deus, nem o deram graças. Pelo contrário, perderam-se em seus pensamentos fúteis, e seu coração insensato se obscureceu. Alardeando sabedoria, tornaram-se tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma imagem de seres corruptíveis como: homens, pássaros, quadrupedes, répteis.

Por isso, Deus os entregou, dominados pelas paixões de seus corações a tal impureza que eles desonram seus próprios corpos. Trocaram a verdade de Deus pela falsidade, cultuando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus está acessível pela fé e pela razão. É mais fácil pela fé, mas a razão ajuda a firmar o que pela fé foi revelado.

Como posso pôr isso em prática?

Abracei a Deus pela fé e permaneço nele pela fé, mas busco, na razão, ainda mais motivos para permanecer e convencer outros de verdade de Sua revelação.