Carta aos Romanos > Leitura #527

O justo viverá pela fé

O justo viverá pela fé, por sua fidelidade, por crer naquele que o torna justo que o justifica. Sua justiça não vem das obras mas da fé em Deus.

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Nele se revela a justiça de Deus que vem pela fé, e conduz à fé, como está escrito: o justo viverá pela fé.”

Paulo introduz para os romanos o tema central da sua carta: a fé em Jesus Cristo que leva a justificação. O evangelho revelado por Deus que atualiza a lei e purifica a fé, levando a uma nova compreensão da revelação feita nas escrituras, já na luz do evangelho de nosso Senhor.

Paulo nos levará ao entendimento preciso da lei, sem desprezá-la, e no entanto, revelando que a lei antiga foi útil até a chegada de Cristo que inaugura a nova aliança e uma lei perfeita, já que ele mesmo, que é Deus, veio nos revelar ao passo que a lei antiga teve um intermediário: Moisés.

Leia o trecho em Rm 1, 16-17

Na Bíblia cnbb página 1383

Título: Tema da carta: a justificação pela fé.

Promessa

Rm 1, 17b

o justo viverá pela fé.”

Princípios eternos

Rm 1, 16-17

Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é a força salvadora de Deus para todo aquele que crê, primeiro para o judeu, mas também para o grego. Nele se revela a justiça de Deus que vem pela fé, e conduz à fé, como está escrito: o justo viverá pela fé.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O justo viverá por sua fidelidade, pela fé.

Como posso pôr isso em prática?

Alimentar a minha fé pela oração e dependência de Deus. Eu sei que ele me ama, por isso me entrego a ele, me abandono em suas mãos.