Carta aos Romanos > Leitura #552

O verdadeiro culto espiritual

O verdadeiro culto espiritual ultrapassa os limites entre corpo e alma, entre dom e serviço, entre respeito humano e atitude sincera; é um sacrifício vivo.

#549 O verdadeiro culto espiritual

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso verdadeiro culto.

O verdadeiro culto espiritual é esse! O Sacrifício vivo de vossos corpos para o louvor de Deus e por Sua misericórdia. Porque o mundo nos propõe a vivência de nossa liberdade para o serviço do pecado e das paixões, enquanto que Deus nos fez para as coisas santas.

Ora, renunciar ao pecado e as suas seduções é um sacrifício vivo e santo, é o verdadeiro culto espiritual, mas Deus não quer isso por obrigação, ele quer nossa oferta. Quem tem fé, oferta a própria vida como Cristo fez, na certeza de que não será decepcionado no dia da salvação. 

O dons são aqueles que servem para o serviço dos outros e não para nossa vanglória. Somos membros uns dos outros, e assim devemos nos tratar, como alguém que considera os outros melhores do que si.

Leia o trecho em Rm 12,1-8

Na Bíblia CNBB, página 1395
Título: A vida cristã. Os serviços na comunidade.

Ordens

Rm 12,1-3.6-8
“Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso verdadeiro culto.

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. Pela graça que me foi dada, recomendo a cada um de vós: ninguém faça de si uma ideia muito elevada, mas tenha em si uma justa estima, de acordo com o bom senso e conforme a medida da fé que Deus deu a cada um.”

Temos dons diferentes segundo a graça que nos foi dada. É o Dom de profecia? Profetizemos em proporção com a fé recebida. É o Dom do serviço? Prestemos esse serviço. É o Dom de exortar? Exortemos. Quem distribui donativos, faça-o com simplicidade; quem preside, presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria.”

Princípios Eternos
Rm 12,4-5
Como, num só corpo, temos muitos membros, cada qual com uma função diferente, assim nós, embora muitos somos em Cristo um só corpo e, cada um de nós, membros uns dos outros.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A oferta generosa da minha vida para Deus gera em mim um discernimento que me leva a encontrar, na verdade e na vida concreta, o que agrada a Deus, o que é perfeito.

Como posso pôr isso em prática?
Meu relacionamento com Deus deve crescer e transbordar para os meus irmãos. Ponho-me à disposição da minha comunidade oferecendo os dons e talentos que Deus me concedeu.