Carta aos Romanos > Leitura #556

Quem são os fortes e os fracos na fé?

Quem são os fortes e os fracos na fé? Forte é quem é livre para dar a vida sem reservas; e fraco é quem faz conta do que gastou, do que tem e do que é.

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Ninguém dentre vós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos é para o Senhor que vivemos, e se morremos, é para o Senhor que morremos.

É uma das mais belas e essenciais características cristãs: a compreensão de que não nos pertencemos, e sim Àquele quem nos criou e resgatou da morte, por seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Não apenas cremos n’Ele, mas entregamos a nossa vida a partir de nossa fé.

Crer em Jesus nos move a uma mudança de vida que, para alguns, se torna tão radical que o que se vivia antes pode ser considerado morte.

Assim, a Palavra diz: “Passamos da morte para a vida!” (1Jo 3, 14). E também: “Já não conhecemos ninguém de maneira humana.” (2 Cor 5, 15-17).

Não devemos julgar os irmãos na fé porque cada um está num processo de conversão e de compreensão da fé, mas todos estão na fé, estão na caminhada e, à medida em que cada um caminhar, também irá amadurecer na fé, para a glória de Deus. E quem usar de má fé para com Deus? É Deus quem o julgará!

Leia o trecho em Rm 14, 1-13.

Na Bíblia CNBB; página 1395-1396.

Título: Fracos e fortes: não julgar.

Promessas

Rm 14, 10-12

E tu, porque julgas teu irmão? Ou tu, porque desprezas teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. Com efeito está escrito:

Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua glorificará a Deus.

Assim, cada um de nós, prestará contas de si mesmo a Deus.”

Ordens

Rm 14, 1-3.5.13

Acolhei aquele que é fraco na fé sem discutir opiniões. Um acredita que pode comer tudo; outro, sendo fraco na fé, só come legumes. O que come de tudo não despreze o que não come; e o que não come não condene o que come, pois Deus acolheu também a este.”

Há quem considere uma dias mais importantes do que outros; já outras pessoas consideram todos os dias iguais. Continue cada qual com seu próprio modo de pensar.”

Portanto, não mais nos julguemos uns aos outros. Antes, julgai que não se deve pôr diante do irmão nada que o faça tropeçar ou cair.”

Princípios eternos

Rm 14, 4.7-9

Quem és tu para condenar o servo de um outro? É para seu próprio Senhor que ele fica de pé ou cai. De fato ele vai continuar de pé, pois o Senhor tem poder de sustentá-lo.”

“Ninguém dentre vós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos é para o Senhor que vivemos, e se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Ninguém dentre vós vive para si mesmo ou morre para si mesmo.” (Rm 14, 7)

Como posso pôr isso em prática?

Buscar o Reino de Deus, a vontade de Deus em primeiro lugar na minha vida. (Cf.: Mt 6, 33)