A crucificação de Jesus foi um dos assassinatos mais cruéis que a humanidade já cometeu. Mas essa morte deveria ser para mim e para você. Ele sofreu por nós.
“A gente achava que ele era um castigado, alguém por Deus ferido e massacrado. Mas estava sendo transpassado por causa de nossas rebeldias, estava sendo esmagado por causa dos nossos pecados. O castigo que teríamos que pagar, caiu sobre ele, com os seus sofrimentos veio a cura para nós.” Is 53, 4b-5
A crucificação de Jesus foi o grande acontecimento da história da humanidade. Naquele tempo não se tinha noção disso. Ele era tido pelas autoridades como um derrotado. Seu letreiro mostrava isso para que todos vissem o que acontecia com quem desafiava César, era crucificado! Apesar da reprovação do letreiro pelos que acusava Jesus, ele manteve o que foi escrito porque sabia que era a inveja que os tinha motivado.
Só depois da ressurreição os seus discípulos entenderam a profecia de Isaías e todas as outras passagens de escritura a respeito de Jesus, e a dimensão da salvação da humanidade.
A antiga aliança era finalmente honrada por um homem, era finalmente e de uma vez por todas comprida. Foi necessário que Deus fizesse por nós o que não conseguiríamos fazer sozinhos. Ele enviou seu Filho para nos salvar.
O sofrimento de Cristo, a crueldade dos soldados, a sua morte de cruz, foi tudo por nós, por amor a nós. Teríamos que cumprir nossa parte na aliança feita com Deus (Gen 15, 5-21), mas não cumprimos. Esse contrato com Deus dizia: quem não cumprir sua parte terá o mesmo destino desses animais.
Ora, centena de milhares de animais foram sacrificados em nosso lugar para o perdão temporário dos nossos pecados, mas quando veio o Filho de Deus e se encarnou, viveu plenamente a lei e como se não bastasse, assumiu o nosso lugar, passando no altar do contrato com Deus para pagar a dívida humana, encerrando para sempre a nossa condenação, desde que creiamos nele.
Leia o trecho em Jo 19, 17-22
Na Bíblia cnbb página
Título: A crucificação e o letreiro
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Estás disposto a permanecer ao meu lado até a cruz? Nas dores, injurias, calúnias, solidão? Toma tua cruz e siga-me.
Como posso pôr isso em prática?
No dia que se chama hoje, preciso decidir-me por testemunhar a minha fé em Jesus.