Evangelho de São João > Leitura #46

A mulher adultera

A mulher adultera era a oportunidade para acusar Jesus de ser um juiz injusto diante do povo, mas não se pode acusar Deus de injustiça, só Ele é Justo!

Ninguém te condenou? Eu também não te condeno!”

CREDITOS — Photodjo by Getty Images

A Lei não foi dada para a morte do homem, mas para a vida! É isso que Jesus veio mostrar. E mais! Um pecador não pode condenar outro, antes deve se colocar no seu lugar e agir com compaixão. Quem não tiver pecado atire a primeira pedra, foi a palavra de sabedoria que deixou os acusadores em confusão diante de Jesus. A começar pelos mais velhos, os que deveriam entender mais da lei e vivê-la, todos saíram e deixaram suas pedras no chão.

Somos também convidados a deixar as pedras no chão e, se mãos abertas, acolher num abraço aquele que erra, pois todos nós erramos, somos o reflexo do pecado uns dos outros e Deus, que se abaixa riscando o chão para desviar seu olhar das nossas iniquidades, tem misericórdia e nos perdoa, porque é o único justo que teria direito a atirar pedras.

Leia o trecho em Jo 8, 1-11

Na Biblia cnbb página 1321

Título: A mulher adultera

Ordem

Jo 8, 11

Jesus, então lhe disse: Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Jamais condenes seu irmão por causa do pecado dele, antes tem compaixão, ensina-o o caminho reto, reze por sua conversão. Tu também és pecador. E foi por ti e por teu irmão que eu dei minha vida.

Como posso pôr isso em prática?

Sempre que estiveres para acusar teu irmão, coloca-te em seu lugar e julga-te. Assim sentirás parte de sua dor e julgarás com compaixão.