Evangelho de São João > Leitura #18

A palavra de Deus se fez carne

A palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós. Ele se fez como nós, se fez humano para salvar a humanidade…Mistério de amor!

creditos–RyanJLane by Getty Images

“A Palavra de Deus se fez carne e veio morar entre nós.”

 

Jesus é esta Palavra de Deus, portanto a palavra de Deus é uma pessoa! A Bíblia, sobretudo os evangelhos, é parte desta voz de Deus que ecoa em toda a terra ainda hoje e também através da Igreja e seu magistério.

O próprio São João afirma: “Ora, Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever”. Jo 21, 25

Por fim, o apóstolo nos convida a conhecer o Pai pela revelação de seu Filho único, Jesus Cristo, verbo de Deus e Deus como o Pai. Só Ele que vive na intimidade com o Pai, nos pode dar a conhecê-lo. “Quem me viu, tem visto o Pai.” Jo 14, 8

Leia o trecho em Jo 1, 1-18

Na Bíblia cnbb página 1310-1311

Título: Jesus, Palavra de Deus

Promessa

Jo 1, 12

“A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que creem em seu nome.”

Princípios eternos

Jo 1, 1-5

“ No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela, nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la”.

Jo 1, 9

“Esta era a luz verdadeira que vindo ao mundo a todos ilumina”.

Jo 1, 12-14

“Estes foram gerados não do sangue , nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a palavra de Deus se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade.”

Jo 1, 16-18

“De sua plenitude todos nós recebemos, graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus, o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

“A Palavra de Deus se fez carne e veio morar entre nós”. Sim, quando nos reunimos em seu nome. Sim, na sagrada escritura. Sim, no exercício do Magistério da Igreja em legítima sucessão apostólica. Sim, pelo Espírito Santo que recebi no meu batismo que me fez morada, casa de Deus. Ele habita em mim e me revela o que mais anseio ver e conhecer, o que no fundo de minha alma e de tudo o que forma minha consciência desejo conhecer: o Pai.

Como posso colocar isso em prática?

Adoração: buscando a intimidade com Jesus adorando sua presença eucarística.

Diário Espiritual: Buscando com empenho e fidelidade o conhecimento de Deus pelo encontro com a Palavra de Deus.

Oração ao ritmo da vida: Na força do Espírito, colher de Deus na dinâmica do meu dia, a sua vontade e as suas orientações. Deus que fala ao meu coração.