Evangelho de São João > Leitura #20

Jesus, o Cordeiro de Deus

Jesus, o Cordeiro de Deus, é finalmente anunciado, reconhecido apontado. Ele tira o pecado do mundo. E João é o profeta que o revela.

creditos-ajfigel by Getty Images

Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.”

A revelação de João Batista é determinante no início da Vida pública de Jesus. Ele literalmente prepara o caminho para o Senhor. Sua reputação de profeta e homem justo lhe deram credibilidade diante dos que o seguiam e já caminhavam com o propósito de conversão, mas Jesus, o cordeiro de Deus, estava chegando.

João tinha uma direção dada por Deus que lhe confirmaria o discernimento para que ele não apontasse erradamente o Messias. Ele confiou nessa orientação e acertou ao reconhecer Jesus. Seu testemunho, portanto é digno de confiança e aceito por seus discípulos.

Eu vi e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus.”

Esse testemunho também se estende a mim e a todos os cristãos, porque, uma vez batizados somos também anunciadores da Boa Nova. A nossa vida deve ser a primeira carta a testemunhar a ação de Deus salvífica ao mundo. Testemunharemos o que conhecemos, a quem conhecemos. Testemunharemos a favor de uma pessoa diante do mundo inteiro: Jesus!

Apontaremos e proclamaremos sem medo suas maravilhas, suas leis, seu amor…

Dele não nos envergonharemos.

Leia o trecho em Jo 1, 29-34

Na Bíblia cnbb página 1311-1312

Título: O Cordeiro de Deus

Princípio Eterno

Jo 1, 29-30

No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a seu encontro e disse: ‘Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo’. É dele que eu falei: depois de mim, vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia.”

Jo 1, 32-34

João ainda testemunhou: ‘eu vi o Espirito descer do céu, como pomba, e permanecer nele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água, disse-me: Aquele sobre quem vires o Espirito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo. Eu vi e por isso dou testemunho: Ele é o Filho de Deus”.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus é aquele que tira o pecado do mundo e só ele. Ele veio ao mundo por causa dos pecadores, para salvá-los, para livrá-los do mal. Eu sou um desses pecadores resgatados por Jesus. Que amor é esse para se importar comigo? Que amor é esse para me encontrar pessoalmente no meio de tantas pessoas e como se não bastasse meu resgate, ele me chamou para si, em uma vocação de amor e de vida doada. Jesus me ama e eu o amo também.

Como posso colocar isso em prática?

Sendo-lhe fiel! Sendo fiel ao meu chamado e dando cada vez mais de mim em minha vocação.