Evangelho de São João > Leitura #22

Um homem sem fingimento

Natanael, um homem sem fingimento. Ele foi escolhido por Jesus para segui-lo. Felipe anunciou, mas Jesus já o tinha visto muito antes…

creditos-Wesley Almeida Cn

Segue-me!”

Jesus encontrou Felipe e o chamou: Segue-me! Assim como Mateus, Felipe também tem uma vocação a queima roupa… Jesus não pergunta coisa alguma, ele já sabe o que quer e também já conhece o coração de quem chama ao seu seguimento. Assim, não se surpreendeu com a sinceridade de Natanael, que passou a seguir Jesus também. Jesus está chamando você hoje. Você que vai deixar tudo e seguirá sem questionar, e você, que mesmo achando que esse povo cristão de onde vem, não merece muito crédito, seguirá por causa daquele que chama… Ele tem todo crédito. “Verás coisas maiores que estas.”

Natanael era um homem sem fingimento, ele era autêntico! Mas Jesus o conhece e por isso o chama. É assim com a minha e a sua vocação: Jesus nos conhece e por isso nos chama a uma vocação específica, e nos designa para tarefas dentro do seu plano de amor. As vezes precisamos de sinais, mas a nossa fé precisa amadurecer a ponto de ultrapassar essa necessidade e enxergar além das aparências e das situações contrárias. É bom ter os pés no chão, os olhos na realidade e a atenção aos acontecimentos e evidências, mas o homem de fé caminha com o coração em Deus. Este coração o permite discernir diante das evidências, dos acontecimentos e da realidade o querer de Deus.

Esta intimidade com Jesus deve nos levar a proclamar publicamente a nossa fé como Natanael: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.”

Leia o trecho em Jo 1, 43-51

Na Bíblia cnbb página 1312

Título: Vocação de Felipe e Natanael

Promessas

Jo 1, 50-51

Jesus lhe respondeu: Estás crendo porque falei que te vi debaixo da Figueira? Verás coisas maiores que estas. E disse ainda: Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”

Ordens

Jo 1, 43-44

No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galileia e encontrou Felipe. Jesus disse a este: Segue-me! (Felipe era de Betsaida, a cidade de André e Pedro).”

Princípios eternos

Jo 1, 49

Natanael exclamou: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus está chamando e para aqueles que já o seguem como eu, ele mantém o chamado sempre ativo. É um segue-me todos os dias e um seguirei Senhor, todos os dias.

Como posso colocar isso em prática?

Atitude! Minha vida tem que dizer algo, tem que exprimir o chamado que ouvi e respondi. Preciso ser reconhecido como alguém que foi tocado por Deus de alguma forma. A marca de Deus está em mim, seus rastros, seu amor.