Evangelho de São João > Leitura #24

Jesus e os vendilhões do templo

Jesus em Jerusalém exerceu sua autoridade de Filho de Deus contra os vendilhões do templo. Nós também somos templo de Deus.

creditos-BrianAJackson by Getty Images

O zelo por minha casa me há de devorar!”

As coisas vendidas no templo eram muito uteis, sobretudo para os peregrinos por causa dos sacrifícios. Mas o Lugar de vender essas coisas é fora do templo e não dentro de seus átrios. Mais ainda: profanar o templo com uma forma de ver a religião somente no ritual e não no coração. Uma religião de coisas, gestos e aparência, perdendo o sentido do sagrado, ficando na superficialidade. Isso pode acontecer dentro de nós e aliás, é no coração do homem que tudo isso começa.

Jesus, que zela por sua casa, vai fazer a limpeza no templo de pedra e também no templo de carne que é o meu coração. Toda sujeira, desordem, comércio, fingimento, e o que mais significar profanação ele limpará. Ele será enérgico e usará o chicote se for necessário.

O sinal da sua morte e ressurreição explica tudo: Somos o corpo de Cristo e não há como permanecer no corpo de Cristo com pecado e corrupção, pois ele já deixou todas essas coisas na sua sepultura e ressuscitando em sua glória vencedor da morte e do pecado, dos nossos pecados que ele levou sobre si até a morte de Cruz. Assim a nossa vida está marcada por esta realidade e não podemos permanecer no pecado, não podemos permitir que dentro de nós permaneça o mal. Vem Jesus, me purificar. Vem Jesus me salvar, me libertar.

Leia o trecho em Jo 2, 13-22

Na Bíblia cnbb página 1313

Título: Subida a Jerusalém e gesto profético no templo

Promessa

Jo 2, 19

Jesus respondeu: Destruí este templo e em três dias o reerguerei.”

Ordens

Jo 2, 16b

Tirai daqui vi vossas coisas. Não façais da casa de meu Pai um comércio.”

Qual a mensagem de Deus para mim?

O Zelo pelo sagrado me consome.

Como posso pôr em prática?

Amar e defender o que é de Deus. E buscar a santidade. Suplicar que ele me purifique.