Jesus tem toda autoridade pois esta lhe foi concedida pelo Pai. As obras de Jesus são em nome do Pai, elas dão testemunho de sua filiação divina.
“Na verdade o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho o poder de Julgar, para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai..”
Jesus se revela para quem tem ouvidos para ouvir e inteligência para entender… Ele fala do Pai o tempo todo, e fala do Filho, de si mesmo, e garante sua identidade amorosa e compassiva. Toda a vida e missão de Jesus consistem em revelar ao mundo quem é o Pai, nele mesmo.
Não dá para confundir Jesus com nenhum outro, ainda que este faça boas obras, já que Jesus não glorifica a si mesmo, ao passo que outros, sim. Toda bondade, doçura, compaixão, mansidão, vem do Pai, assim como os sinais, os prodígios, os milagres que Jesus realiza, ele os faz porque o Pai assim o quis que ele o fizesse e assim revelasse a sua face aos homens.
Por isso, é essencial escutar a palavra de Jesus, pois o que ele fala vem do Pai. Essa autenticidade é necessária para que ninguém mais questione a autoridade de Jesus e são justamente os sinais que provarão isso.
Leia o trecho em Jo 5, 19-30
Na Bíblia cnbb página 1316-1317
Título: Jesus tem poder de julgar
Promessas
Jo 5, 20
“O Pai ama o filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados”.
Jo 5, 24-25
“Em verdade, em verdade vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, pois passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.”
Jo 5, 28-29
“Não fiqueis admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz, e sairão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; aqueles que praticaram o mal, para a condenação”.
Princípios eternos
Jo 5, 19
“Jesus então deu-lhes esta resposta: Em verdade, em verdade vos digo: O Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho paz igualmente”.
Jo 5, 21-23
“Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. Na verdade o Pai não julga ninguém, mas deu aos Filho o poder de julgar para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho também não honra o Pai que lhe enviou”.
Jo 5, 26-27
“Pois assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar pois ele é o Filho do homem”.
Jo 5, 30
“Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que eu escuto e o meu julgamento é justo, porque procuro fazer não a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.
Anote no seu diário:
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Como posso pôr isso em prática?