Evangelho de São João > Leitura #34

Jesus tem toda autoridade

Jesus tem toda autoridade pois esta lhe foi concedida pelo Pai. As obras de Jesus são em nome do Pai, elas dão testemunho de sua filiação divina.

Na verdade o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho o poder de Julgar, para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai..”

creditos-fauk74 by Getty Images

Jesus se revela para quem tem ouvidos para ouvir e inteligência para entender… Ele fala do Pai o tempo todo, e fala do Filho, de si mesmo, e garante sua identidade amorosa e compassiva. Toda a vida e missão de Jesus consistem em revelar ao mundo quem é o Pai, nele mesmo.

Não dá para confundir Jesus com nenhum outro, ainda que este faça boas obras, já que Jesus não glorifica a si mesmo, ao passo que outros, sim. Toda bondade, doçura, compaixão, mansidão, vem do Pai, assim como os sinais, os prodígios, os milagres que Jesus realiza, ele os faz porque o Pai assim o quis que ele o fizesse e assim revelasse a sua face aos homens.

Por isso, é essencial escutar a palavra de Jesus, pois o que ele fala vem do Pai. Essa autenticidade é necessária para que ninguém mais questione a autoridade de Jesus e são justamente os sinais que provarão isso.

Leia o trecho em Jo 5, 19-30

Na Bíblia cnbb página 1316-1317

Título: Jesus tem poder de julgar

Promessas

Jo 5, 20

O Pai ama o filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados”.

Jo 5, 24-25

Em verdade, em verdade vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, pois passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.”

Jo 5, 28-29

Não fiqueis admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz, e sairão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; aqueles que praticaram o mal, para a condenação”.

Princípios eternos

Jo 5, 19

Jesus então deu-lhes esta resposta: Em verdade, em verdade vos digo: O Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho paz igualmente”.

Jo 5, 21-23

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. Na verdade o Pai não julga ninguém, mas deu aos Filho o poder de julgar para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho também não honra o Pai que lhe enviou”.

Jo 5, 26-27

Pois assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar pois ele é o Filho do homem”.

Jo 5, 30

Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que eu escuto e o meu julgamento é justo, porque procuro fazer não a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

Anote no seu diário:

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Como posso pôr isso em prática?