A verdade é Jesus, é nisso que os cristãos creem. A nossa garantia está na Palavra de Deus que sempre se cumpre. Que verdade você procura? Em que você crê?
“O meu reino não é deste mundo.”
Jesus é interrogado por Pilatos. Este último tem a chance de acolher a palavra da verdade que Jesus tem para levar, mas seu coração mundano e confuso é incapaz de enxergar isso… Um reino que não é deste mundo, porém se mostra mais real que este é o que nos espera daí para frente, e Jesus vai revelá-lo em si mesmo, pois Ele mesmo é o reinado de Deus!
Assim como Pilatos, muitos estão despreparados ou incapacitados para compreender e reconhecer a verdade ainda que a ouçam. (cf. Mc 4,14-20).
A maioria das pessoas procura uma verdade que traga paz a seu coração, e isso é justo. Dentro de nós existe uma cede de infinito e de felicidade infinita tão grande, que até as pessoas que fazem o mal e grandes atrocidades estão movidas pela mesma cede, mas contaminadas com o egoísmo e outras paixões que as impedem de enxergar além do seu próprio bem-estar.
Essa verdade que todos nós buscamos é Deus; estaremos infelizes enquanto não O encontrarmos. “Inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti” (Santo Agostinho).
Leia o trecho em Jo 18,28-40
Na Bíblia CNBB, página 1335-1336
Título: Primeiro interrogatório de Pilatos e soltura de Barrabás
Princípios Eternos
Jo 18,31b
“Não nos é permitido matar ninguém.”
Jo 18,36
“Jesus respondeu: o meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui.”
Jo 18,37b
“Jesus respondeu: tu dizes que eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isso: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade, escuta a minha voz.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Todo aquele que é da verdade, escuta a minha voz.
Como posso pôr isso em prática?
Aproximando-me sempre mais da palavra de Deus! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. É assim que eu quero viver!