Evangelho de São Lucas > Leitura #311

A força da oração humilde

A força da oração humilde já provou ser praticamente irresistível, pois agrada a Deus ao mesmo tempo que o “obriga” a realizar em favor de quem pede.

#311A força da oração humilde

Crédito: katleho Seisa by GettyImages

“Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me… Quero, sejas purificado.”

A coragem do leproso foi grande assim como a sua fé. Um leproso não podia se aproximar das pessoas sãs, tinha que ficar em lugares isolados para não contaminar outros e, geralmente vivia em aldeias cheias de leprosos. Para completar, ele tinha que gritar ‘Impuro!’ ao ver que alguém se aproximava dele.(Lv 13,45).

Logo, aquele leproso não podia estar ali, nem tampouco se aproximar de Jesus.

Mas ele caiu com o rosto em terra, humilhando-se ainda mais que sua condição de leproso, e rezou: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Jesus prontamente o curou. E não foi só com palavras, Jesus tocou nele, o que também era proibido. E para cumprir a lei e testemunhar a ação de Deus na vida daquele leproso, ele o manda se apresentar ao sacerdote para que constate a sua cura. Lindo! Emocionante. Imagine alguém, hoje, com câncer em estado terminal passando por essa cura. Isso acontece! É a manifestação poderosa da glória de Deus que a medicina atesta: Milagre!

Viva Jesus!

Leia o trecho em Lc 5,12-16

Na Bíblia CNBB, página 1276

Título: O leproso

Ordens

Lc 5,14b

“Mas, disse, vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isto lhes servirá de testemunho.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

“Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me.” Apresenta a Deus a tua lepra.

Como posso pôr isso em prática?

Na oração sincera, exposta a Jesus, apresentar-me com confiança, ainda que a minha lepra já me seja humilhante demais, diante dele vou me prostrar com confiança e pedir-lhe a cura.