A ganância e a inveja são pecados diferentes, mas se alimentam mutuamente. Assim, é possível crescer nas duas realidades para um desastre completo.
“Os sumos sacerdotes e os escribas procuravam uma maneira de se livrar de Jesus. Judas comprometeu-se e procurava uma oportunidade para entregá-lo sem que a multidão percebesse.”
O que dizer, não é?
Que os sumos sacerdotes quisessem prender e matar Jesus por inveja, era esperado. Mas que um dos doze o traísse por ganância, isso não! Não era esperado.
Só Jesus sabia e, na última ceia, revelou que isso aconteceria sem dizer o seu nome.
Mas para João, que depois de todos escreveu o seu Evangelho, as coisas que aconteciam com Judas enquanto ele estava entre os Doze, revelavam a sua personalidade gananciosa. “Ele cuidava da bolsa e roubava o que tinha nela”, diz João (Jo 12,6).
Pois foi combinado que Judas ganharia dinheiro para entregar Jesus. Até um sinal, uma ‘cena’ de beijo foi combinada. O que não se faz por umas moedas quando se está rendido ao dinheiro, tomado pela ganância! Jesus já havia advertido: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 6,24)
Corremos o mesmo risco de Judas, de estar com Deus, mas servindo-Lhe pelo dinheiro, pelo sustento que Ele está nos proporcionando ou pelas bênçãos que temos recebido. Um dia, teremos de escolher: O dinheiro ou Jesus, o sustento confortável ou Jesus, as bênçãos ou Jesus. Porque se Ele não quiser mais nos favorecer dessa maneira, deixará de ter nossa confiança e adoração? Deixará de ser nosso Senhor e nosso Deus?
Leia o trecho em Lc 22,1-6
Na Bíblia CNBB, página 1303
Título: Complô para matar Jesus
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Não podeis servir a Deus e ao dinheiro
Como posso pôr isso em prática?
Buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais vos será dado em acréscimo.