Evangelho de São Lucas > Leitura #375

A porta estreita

A porta estreita que Jesus fala aos Seus ouvintes é aquela que leva para o céu; e passar por ela requer esforço, mas nem todos conseguem.

#375 A porta estreita

Elena Schweitzer / Shutterstock

“Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Um pergunta corajosa e pertinente! Jesus, porém não a responde diretamente, mas dá o caminho para a salvação: A porta estreita! Isso nos sugere que existem outras portas no caminho da nossa vida, mas só a porta estreita leva ao céu. Mais ainda, Ele revela que precisaremos nos esforçar para entrar nesta porta, pois muitos tentarão e não conseguirão.

A forma do Evangelho

Isso quer dizer que ai está a resposta para a pergunta feita a cima: se salvará quem se esforçar por entrar na porta estreita. Essa porta é a “forma”, o “molde” da nossa fé cristã. É a forma do Evangelho que nos configura a Cristo.

Hoje em dia, está difícil encontrar pessoas que queiram se submeter à forma do Evangelho. Cada qual quer ser ‘livre’ e ter seu próprio estilo, sua própria ‘cara’. Aceitar o Evangelho, hoje, diante das novidades tecnológicas e da liberalidade moral, é quase uma piada para o mundo moderno. E parece que diante de tantas portas abertas, a do Evangelho é ainda mais estreita.

No entanto, todos querem a vida eterna de alguma maneira. Uns procuram em outras crenças não cristãs as respostas para suas dúvidas sobre o que não vemos, outros, é na ciência que colocam sua esperança tentando, através dela, não precisar mais de Deus ou provar que ele não existe.

Mas o dia do juízo chegará e tem chegado para muita gente de forma individual. Poderia ter chegado para mim ou para você.

Vemos na parábola que nenhum argumento será suficiente para justificar-se diante de Deus. Será o que nossa vida mostrou, nossas atitudes e fé realizaram.

Quem vai correr o risco?

Não é questão de medo, mas de fé e realidade. Há provas suficientes de que Deus não só existe, mas age e tem conduzido a humanidade através da Igreja pelos séculos. Mas não só. Há provas suficientes de que está mais próximo o fim dos tempos, que não sabemos quando será, mas que possivelmente o veremos chegar.

Leia o trecho em Lc 13,22-30

Na Bíblia CNBB, página 1292
Título: A porta estreita

Promessas

Lc 13,25-30

“Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta! Ele responderá: não sei de onde sois! Então, começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença a tu ensinaste em nossas praças! Ele porém responderá: Não sei de onde sois, afastai-vos de mim todos vós que praticais a iniquidade! E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no reino de Deus, quando vós mesmos sereis lançados fora. Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos.”

Ordens

Lc 13,24

“Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso rever a minha vida, converter-me para que não seja lançado fora.

Como posso pôr isso em prática?

Buscando a confissão sacramental e retomando com fidelidade a minha vida de oração.