Evangelho de São Lucas > Leitura #303

Deus quer conversão verdadeira

Deus quer verdadeira conversão, pois da boca para fora e na base da maquiagem não entraremos no Reino dos Céus.

#303 Deus quer conversão verdadeira

Crédito: tommaso79 by GettyImages

“Produzi frutos que mostrem vossa conversão, e não comeceis a dizer a vós mesmos: Nosso pai é Abraão.”

A pregação de João Batista era tão eloquente, que as pessoas ficavam pensando em seu íntimo se seria ele o Cristo. Mas João logo se encarregava de destruir esta suspeita do coração deles. Num tempo em que o Império Romano estava em seu auge, um profeta se levanta para pregar a conversão e batizar nas águas do rio Jordão. Tamanha era a sede do povo, que mesmo os publicanos e soldados iam até João por terem sido tocados por sua pregação.

Assim, ele cumpre a profecia a seu respeito: ele é a voz que clama no deserto aplainando o caminho do Senhor. Como? Pela sua pregação, o povo começa a se dispor à conversão e a esperar com ansiedade a manifestação do Cristo. Basicamente, o que Lucas traz da pregação de João é um “deixar de fazer o mal” e “realizar a Justiça básica”, numa palavra, conversão! Aquele que está por vir realizará coisas ainda maiores.

Leia o trecho em Lc 3,1-20

Na Bíblia CNBB, página 1272-1273

Título: João Batista. A pregação de João.

Promessas

Lc 3,5-6.9.16-17

“Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagem tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplainados. E todos verão a salvação que vem de Deus.”

“O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.”

“Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão para limpar a eira, a fim de guardar o trigo no celeiro, mas a palha, ele a queimará num fogo que não se apaga.”

Ordens

Lc 3, 4.8a.11.13.14b

“Voz de quem clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele.”

“Produzi frutos que mostrem vossa conversão, e não começarão a dizer a vós mesmos: Nosso pai é Abraão!”

“Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem, e quem tiver comida, faça o mesmo!”

“Não cobreis nada mais do que foi estabelecido.”

“Não maltrateis a ninguém, não façais denúncias falsas e contentai-vos com o vosso soldo.”

Princípio Eterno

Lc 3,8b

“Pois eu vos digo: Deus pode dessas pedras suscitar filhos para Abraão.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A regra básica da conversão é deixar de praticar o mal, mas como já conhecemos o Salvador e ouvimos a Sua Palavra, podemos fazer novos progressos na prática do bem.

Como posso pôr isso em prática?

Ao meu lado, ao meu redor, há sempre alguém que precisa do bem que eu posso fazer, na minha família, no meu trabalho, eu posso realizar o bem aos que estão perto de mim.