Evangelho de São Lucas > Leitura #305

O que fazer quando somos tentados?

O que fazer quando somos tentados? A exemplo de Jesus, nos apoiarmos na palavra de Deus, com ela saberemos discernir qual é a voz do Senhor e qual é do tentador.

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e, no Espírito, era conduzido pelo deserto.”

São Lucas não traz muitos detalhes desta tentação que Jesus sofreu no deserto e até revela em ordem diferente dos outros evangelistas. Contudo, o mais importante está presente: a força da Palavra de Deus que vence o diabo.

Ora, Jesus tinha um corpo como o nosso (porque agora, ressuscitado, tem um corpo glorioso), e estava sujeito às mesmas necessidades vitais.

Por isso, quando o diabo se aproxima de Jesus para o tentar, Jesus está fraco e debilitado física e psicologicamente. Não foi fácil para Jesus, ele estava faminto. Mas seu coração estava fixado no Pai e ele estava repleto do Espírito Santo.

E ai está o segredo para vencer o maligno: O coração no Pai, fixado no Pai e na sua palavra e estar cheio do Espírito Santo. Percebemos que até o demônio usa da Palavra de Deus para tentar a Jesus! Que ousadia! Mas para quem está cheio do Espírito Santo, não há armadilha que possa suportar a sabedoria de Deus, mesmo que seja usada a palavra de Deus de forma indevida e confusa.

Assim, Jesus nos ensina a vencer e repelir Satanás pela palavra de Deus, ainda que estejamos fracos e abatidos fisicamente e psicologicamente o Espírito Santo nos assiste e nos orienta para vencermos o mal.

Leia o trecho em Lc 4, 1-13

Na Bíblia cnbb página 1274

Título: A tentação no deserto

Promessas

Lc 4, 10

“Ele dará ordem aos seus anjos a teu respeito para te guardarem” e ainda “eles te carregarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra.”

Ordens

Lc 4, 8.12

“Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto”

“Jesus porém respondeu: Também foi dito: não porás à prova o Senhor teu Deus.”

Princípios Eternos

Lc 4, 4

“Jesus respondeu: Está escrito: Não se vive somente de pão.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Olhos fixos no Pai e Alma cheia do Espírito Santo.

Como posso pôr isso em prática?

Palavra de Deus e Oração, e Oração Carismática.