Evangelho de São Lucas > Leitura #305

O que fazer quando somos tentados?

O que fazer quando somos tentados? A exemplo de Jesus, devemos nos apoiar na Palavra de Deus, com ela saberemos discernir qual é a voz do Senhor e qual é do tentador.

#305O que fazer quando somos tentados

Crédito: Anastasiia Shavshyna by GettyImages

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e, no Espírito, foi conduzido pelo deserto.”

São Lucas não traz muitos detalhes desta tentação que Jesus sofreu no deserto, e até revela em ordem diferente dos outros evangelistas. Contudo, o mais importante está presente: a força da Palavra de Deus que vence o diabo.

Ora, Jesus tinha um corpo como o nosso (porque agora, ressuscitado, tem um corpo glorioso), e estava sujeito às mesmas necessidades vitais.

Por isso, quando o diabo se aproxima de Jesus para tentá-lo, Jesus está fraco e debilitado física e psicologicamente. Não foi fácil para Jesus, Ele estava faminto, mas Seu coração estava fixado no Pai, e Ele estava repleto do Espírito Santo.

E aí está o segredo para vencer o maligno: o coração no Pai, estar fixado no Pai e na Sua palavra, e estar cheio do Espírito Santo. Percebemos que até o demônio usa da Palavra de Deus para tentar Jesus! Que ousadia! Mas para quem está cheio do Espírito Santo, não há armadilha que possa suportar a sabedoria de Deus, mesmo que seja usada a Palavra de Deus de forma indevida e confusa.

Assim, Jesus nos ensina a vencer e repelir Satanás pela Palavra de Deus; e ainda que estejamos fracos e abatidos física e psicologicamente, o Espírito Santo nos assiste e nos orienta para vencermos o mal.

Leia o trecho em Lc 4,1-13

Na Bíblia CNBB, página 1274

Título: A tentação no deserto

Promessas

Lc 4,10

“Ele dará ordem aos seus anjos a teu respeito para te guardarem” e ainda “eles te carregarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra.”

Ordens

Lc 4, 8.12

“Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto.”

“Jesus porém respondeu: Também foi dito: não porás à prova o Senhor teu Deus.”

Princípios Eternos

Lc 4, 4

“Jesus respondeu: Está escrito: Não se vive somente de pão.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Olhos fixos no Pai e Alma cheia do Espírito Santo.

Como posso pôr isso em prática?

Palavra de Deus e Oração, e Oração Carismática.