E quem não acolhe Jesus, merece fogo do céu como castigo? Jesus diz que não, aos seus discípulos. Há um tempo, Deus os aguarda, enquanto viverem.
“Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para que os destrua?”
Quem não acolhe Jesus, claramente, se opõe à Sua vontade, e os samaritanos fizeram isso por causa da velha rixa com os Judeus e Jerusalém.
Tiago e João, os filhos do trovão como foram apelidados, não entenderam o caminho que Jesus estava fazendo nesta viagem para Jerusalém. Não seria uma viagem como as outras, nem mais uma peregrinação, Ele estava prestes a ser elevado ao céu.
Assim, ao passar pela Samaria, ele encontrou uma resistência em hospedar-se, precisamente por estar indo para Jerusalém. Os samaritanos não rezavam em Jerusalém e, apesar de Sicar ter acolhido a presença de Jesus, outrora por causa da mulher samaritana que encontrou Jesus no poço de Jacó, mas agora, eles não aceitaram os planos de Jesus de subir para Jerusalém.
Isso não foi absolutamente um obstáculo, mas os ‘filhos do trovão’ doeram-se e queria ‘mostrar serviço’ diante de Jesus, mas Ele os repreendeu! Porque mesmo aqueles que negam e quem não acolhe Jesus merecem conservar a esperança na salvação, o tempo que viverem neste mundo, porque o projeto de Deus é de salvação e não de destruição.
Não há o que anotar de promessas ordens ou princípios eternos.
Leia o trecho em Lucas 9, 51-56.
Na Bíblia CNBB; página 1285.
Título: Recusa dos samaritanos
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
O discípulo de Jesus deve ser lento para a cólera e misericordioso com os pecadores.
Como posso pôr isso em prática?
Lembrar-me de que fui resgatado da morte, por causa do nome de Jesus e, agora, devo agir com a mesma misericórdia para com os meus irmãos.