Evangelho de São Lucas > Leitura #301

Jesus é sinal de contradição

Jesus é sinal de contradição pois o mundo que está nas trevas agora recebe a sua luz esplendorosa. Mas nem todos estão preparados para a luz que Jesus veio trazer.

“Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor.”

E assim, José e Maria foram apresentar Jesus ao templo como a mandava a lei. Ofereceram sacrifícios ao Senhor, um par de rolas e tudo o mais que a lei mandava. Mas, assim como os pastores ficaram sabendo pelo anjo da chagada do salvador, Simeão e a profetiza Ana, aguardavam pelo dia em que chegaria o Salvador, mesmo o velho Simeão havia recebido de Deus a promessa de que não morreria antes de ver o Salvador… e assim se fez.

Mais uma vez aquilo que estava só no coração de José e Maria se torna público: “Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”.

Mas certamente muita gente não acreditou, outros não deram a mínima para os dois velhos que ‘falavam coisas impossíveis’. Hoje ainda é assim com aqueles que anunciam a proximidade de Jesus, há quem zombe, há quem desdenhe. Mas há quem acredite e caminhe para o céu.

Que tipo de ouvinte é você?

Jesus veio trazer luz às trevas deste mundo, às trevas em nossos corações. Ele veio ser a luz do mundo, mais brilhante que o sol. Mas os homens vão aderir a Ele?

Leia o trecho em Lc 2, 21-40

Na Bíblia cnbb página 1271-1272

Título: Circuncisão e apresentação. Volta para Nazaré

Promessas

Lc 2, 34-35

“Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – uma espada transpassará a tua alma – e assim, serão revelados os pensamentos de muitos corações.”

Ordens

Lc 2, 23

“Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Aqueles que esperam a manifestação de Deus não serão decepcionados.

Como posso pôr isso em prática?

Viver como Simeão, na expectativa da manifestação de Deus. Na oração e na atenção aos sinais e visitas de Deus na minha vida.