Evangelho de São Lucas > Leitura #395

Jesus nos mandou orar sempre

Jesus nos mandou orar sempre para que alcancemos o favor de Deus em todas as nossas necessidades.

#395Jesus nos mandou orar sempre

Créditos: artplus by GettyImages

“Jesus contou-lhes uma parábola para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre sem nunca desistir.”

Jesus nos mandou orar sempre, mas dificilmente seguimos esse conselho. Não oramos sempre e desistimos facilmente. A nossa fé é muito mal condicionada, depende de sinais e provas para que creiamos mais. Isso, na verdade, não é fé! Jesus está nos ensinando a acreditar de verdade.

O exemplo da viúva não poderia ser melhor: Ela buscava justiça, e o Juiz não temia nem aos homens e nem a Deus, ou seja, não tinha o mínimo interesse ou preocupação de atender aquela mulher, ele não se importava com seu sofrimento. Mas ela ‘ora’, e a insistência dela foi tamanha que, para se ver livre, o juiz iníquo atendeu a sua reivindicação.

“E o Senhor acrescentou: Escutai bem o que Diz esse juiz iníquo! E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem quando vier será que encontrará fé sobre a Terra?”

Quando pedimos a Deus, não podemos desistir se Ele demora a nos atender, pois Jesus diz que Ele nos fará justiça bem depressa. Mas um detalhe é importante: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que, dia e noite, gritam por ele?” Não basta sermos escolhidos, precisamos orar. E se Ele nos escolheu, precisamos viver como escolhidos, e não como pagãos. Acima de tudo, tenhamos fé! Para que Ele, ao nos encontrar, possa nos atender.

Leia o trecho em Lc 18,1-8

Na Bíblia CNBB
Título: A viúva e o juiz

Promessas

Lc 18,8

“Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem quando vier será que encontrará fé sobre a terra?”

Ordens

Lc 18,6-7

“E o Senhor acrescentou: Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai faze-los esperar?”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não desistir de apresentar meus pedidos a Deus ainda que demore.

Como posso pôr isso em prática?

Perseverança na oração, renovação dos meus propósitos de intercessão e fidelidade a Deus.